China
Grupo de artistas da Província de Fujian
Música
Um antepassado do violino, que os chineses baptizaram como “erhu”, e um instrumento de sopro com som familiar ao oboé, designado por “suona”, são elementos relevantes da música tradicional chinesa que os visitantes da Festa do “Avante!” irão reconhecer no espectáculo de um grupo de artistas da Província de Fujian.
O erhu, muitas vezes chamado de “violino chinês”, tem origens na Ásia Central do início do primeiro milénio e é um instrumento com duas cordas, tocadas por um arco com crina de cavalo, que passa pelo meio delas. A extensão tonal deste instrumento, considerado “embaixador da China”, é muito próxima da voz humana. Um bom instrumentista consegue extrair dele melodias emocionalmente complexas, densas e profundas. É um dos instrumentos mais conhecidos da cultura musical chinesa, tal como o guzheng e a pipa.
O suona é a versão chinesa de um antigo instrumento de sopro persa, construído em madeira, em forma cónica e com palheta dupla no bocal. Consegue atingir volumes de som altos e, por isso, era tradicionalmente usado para fins festivos e militares. Surge muitas vezes em formações musicais apropriadas para tocar ao ar livre, com órgãos de boca (chamados “sheng”), gongos, tambores e outros instrumentos tradicionais. Estes artistas do Sudeste da China apresentarão um reportório de músicas, danças de grupo, a solo e canções populares com, garantidamente, grande diversidade de ambientes sonoros.