Teatro do Eléctrico
Encenação de Ricardo Neves-Neves
A Noite da Dona Luciana de Copi
Teatro
Sábado, 7
21:00, Avanteatro, Palco
Tradução ISABEL ALVES Encenação RICARDO NEVES-NEVES Assistência de encenação CATARINA RÔLO SALGUEIRO Elenco CUSTÓDIA GALLEGO, JOSÉ LEITE, MÁRCIA CARDOSO, RAFAEL GOMES, RITA CRUZ e VÍTOR OLIVEIRA Figurinos JOSÉ ANTÓNIO TENENTE Luz ELDUPLO Música SÉRGIO DELGADO Fotografias ALÍPIO PADILHA Comunicação MAFALDA SIMÕES Um espectáculo TEATRO DO ELÉCTRICO M16 Duração 70 min
A Noite da Dona Luciana (1985) é uma comédia irreverente e florida, ao estilo de Copi. A peça dilui as fronteiras entre a imaginação e os estereótipos vinculados pelo inconsciente coletivo, ao estabelecer uma ácida caricatura humorística que vai desde a realidade quotidiana aos confins do absurdo e da extravagância. As situações criadas tanto se inscrevem no cliché e na situação comum, como se dissolvem num universo fantasioso.
Num teatro acontece um ensaio tardio, onde estão presentes o encenador, a atriz e o técnico. O ensaio é interrompido por uma velha striper transsexual, que se envolve num confronto com a Companhia, lançando o espectador numa espiral entre a verdade e o delírio, a paixão e o humor negro.
Técnico – Até que horas vamos ficar?
Encenador – Que horas são?
Técnico – Três e vinte e cinco da manhã.
Actriz – Via láctea: reboliço entre as vacas.
A Noite da Dona Luciana, Copi
COPI (1939-1987) Escritor, romancista, cartoonista e dramaturgo argentino, radicado em Paris onde trabalhou com o Grupo Pânico, levando a cena autores como Jodorowsky e Arrabal.
Foi cartoonista em jornais e revistas como Le Nouvel, Observateur ou La Hipotenusa. Activista do movimento de libertação LGBT, transporta para a sua obra um olhar inquieto, desconcertante, comovente e simultaneamente carnavalesco e festivo sobre as relações humanas.