As Ciências em Portugal, as portas que Abril abriu é o lema deste ano no Espaço Ciência da Festa do Avante!, que pretende relevar a importância da Revolução para a evolução do conhecimento no País.
O espaço permanece no mesmo lugar, mas terá novos suportes de exposição, pontos fortes de observação e experiências para curiosos e especialistas, de todas as idades, momentos de debate, reflexão e reconhecimento aos que, ao longo dos 25 anos, contribuíram para que a ciência chegasse aos visitantes da Festa! de forma acessível, mas com rigor científico. À entrada haverá uma introdução e um elemento «escultórico» simbolizando os 50 anos do 25 de Abril, feito com materiais reutilizáveis. No corredor, uma cronologia assinala os momentos mais marcantes das ciências em Portugal, do seu papel antes e depois de Abril, da importância da Constituição da República Portuguesa no desenvolvimento da Ciência, as políticas públicas para a Ciência e as propostas do Partido.
Na praça central da exposição, um cubo de grandes dimensões abordará três grandes questões: a Ciência e a paz; o Partido e o futuro dos trabalhadores científicos; a retrospectiva das 25 exposições de Ciência na Festa.
De um lado fica o Espaço Criança e do outro o espaço de experiências, que uma vez mais contará com a colaboração do Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST). Entre eles, o auditório, com uma programação digital a tempo inteiro, dois debates e uma evocação.