Debate, cultura, descanso e compromisso
O Espaço Central é a sala de visitas da Festa do Avante!. É ali que estão situados o Fórum e o Auditório, onde se realizam vários debates sobre importantes temas (políticos, económicos, ideológicos, culturais) da actualidade nacional e internacional, e é também no Espaço Central onde é possível conhecer mais a fundo o Partido que constrói a Festa! – o que defende, como vive e se organiza –, conversar, esclarecer dúvidas e inscrever-se no PCP, adquirir na Loja da Festa! uma camisola, um saco, uma caneca, uma fita (e tantos outros materiais), refrescar-se, tomar uma refeição ligeira e descansar no Café da Amizade. Em ano de XXII Congresso do PCP, o tema estará presente naquele local, assim como duas evocações: o 5.º centenário de Luís Vaz de Camões, «poeta do povo num mundo em mudança» e os 100 anos de Carlos Paredes, «o povo e uma guitarra». A imprensa do Partido, o Avante! e O Militante, terão também o merecido destaque.
Haverá duas exposições: uma sobre a Festa dos Tabuleiros de Tomar e uma dedicada às funções sociais do estado e aos serviços públicos, importantes direitos sociais conquistados com a Revolução de Abril e, desde então, constantemente atacados e firmemente defendidos. Mais do que uma mera evocação, esta exposição pretende ser um contributo para uma luta muito actual e premente.
Em causa estarão a defesa e o reforço dos serviços assegurados pelo Estado que visam garantir a todos, em condições de igualdade, os direitos à protecção social, à saúde, a uma habitação de dimensão adequada, ao ensino como garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolares, à educação, à cultura, ao desporto, à mobilidade – direitos estes que se encontram consagrados na Constituição da República Portuguesa e que alguns teimam em ver como áreas de negócio.
A defesa e valorização dos serviços públicos exigem uma outra política, em que o Estado assuma as suas funções sociais e garanta a universalidade do acesso a todos estes direitos, de modo a garantir – sem discriminações! – uma vida digna a quem vive e trabalha em Portugal.