O direito ao desporto no Espaço Ciência
A Constituição da República Portuguesa (CRP) de 1976 consagrou no seu art.º 79.º (Cultura física e desporto) «O Estado reconhece o direito dos cidadãos à cultura física e ao desporto, como meios de valorização humana, incumbindo-lhe de promover, estimular e orientar a sua prática e difusão.».
Considerando as 7 sete revisões feitas, entretanto à CRP e em particular a este articulado, torna-se oportuno e necessário fazer a avaliação e apontar propostas para o presente e futuro. Neste sentido, a 23.ª Exposição de Ciência da Festa no ano 2023, será dedicada a esta importante área da nossa vida colectiva sob o título: Direito ao desporto. O que temos? O que propomos!
A estrutura da exposição, o seu conteúdo escrito, as imagens fixas ou dinâmicas, as iniciativas e actividades que estarão à disposição do visitante da Festa, serão distribuídas por 7 sete módulos onde podemos ver em pormenor o que é a Fisiologia do desporto; Políticas públicas (centrais e locais); Alta competição e a Comunicação social; Desporto para todos; Artes e letras no desporto; Espaço criança e, ainda, observações e experiências com testes físicos em que os visitantes poderão participar.
Teremos a oportunidade de conversar com antigos e actuais atletas de alta competição que nos trarão a sua história de vida e de desportistas, num modelo de conversa aberta e participada com os visitantes.
Retomando o modelo de sempre, haverá um espaço de observações e experiências com a colaboração do NFIST - Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico, onde os visitantes, de todas as idades, poderão participar de forma activa.
O programa de Debates: Políticas públicas e propostas do PCP (sábado, 16h) e Alta competição e comunicação social (domingo, 15h), contará com personalidades reconhecidas, experientes e conhecedoras destas matérias que poderão contribuir para a reflexão, esclarecimento e construção de perspectivas que contribuam para um verdadeiro acesso, fruição e participação neste direito constitucional que é a educação física e o desporto, direito de crianças e jovens que se deve começar concretizar na escola valorizando o seu papel e função, assim como o do Movimento associativo nas colectividades e clubes locais e levar até à criação de condições para a alta competição nacional e internacional, mas sempre como meio de desenvolvimento e valorização humana como a CRP consagra.