A Cidade da Juventude, espaço construído e dinamizado pela JCP, é um ponto de paragem obrigatório para os visitantes de todas as idades, particularmente os mais jovens. Localizada junto ao relvado do Palco 25 de Abril oferece a alegria característica da juventude com um amplo programa que vai desde debates a exposições, passando por performances, e muitas surpresas. Podes ainda encontrar o Restaurante com as melhores opções vegetarianas na Festa e refeições diferenciadas ao longo dos 3 dias.
Nesta edição da Festa do Avante! a Cidade da Juventude vai-te surpreender com artes circenses, teatro e música de rua, tudo produzido e dinamizado por jovens artistas que encontram na Festa o espaço para dar asas à sua imaginação e criatividade, para expor o seu trabalho e demonstrar pela prática que para a juventude a cultura não é dispensável.
A realidade da vida e da luta dos jovens portugueses estará presente nos vários debates que se vão realizar ao longo dos 3 dias, momentos para discutir a tua escola e a necessidade de a defender, o direito a criar uma Associação de Estudantes, à sindicalização, a um salário e a uma vida digna. Vamos falar da velha exploração que te querem vender como tão moderna, de que há de facto quem lucre com o teu trabalho e de que tal realidade não é inevitável, como não é ter que pagar propinas para frequentar o Ensino Superior. A defesa da Paz e a luta anti-imperialista não faltarão quer nos debates quer nas pinturas murais que todos os anos embelezam a Cidade da Juventude.
A vida e obra de José Saramago, que a JCP homenageou e evocou através da realização do concurso literário: “O que seria de nós se não sonhássemos”, estará também presente na exposição dos textos dos jovens vencedores do concurso. A crise Académica de 62 e o seu 60º aniversário serão o tema central da exposição política da Cidade da Juventude, recordando o passado, mas sobretudo afirmando no presente a actualidade e a necessidade da luta dos estudantes. Protagonista maior da cultura portuguesa, Adriano Correia de Oliveira será lembrado nas paredes da Cidade por ocasião do seu 80º aniversário.
Com tanta coisa para ver e experimentar nos 3 melhores dias do ano, não te esqueças de descansar um pouco na ampla esplanada da Cidade da Juventude, onde vais conhecer jovens de todo o país, assistir aos concertos do Palco 25 de Abril ou aos DJ sets ao final da tarde junto ao Restaurante Vegetariano. E antes de ires embora, cheio de vontade de para o ano voltar outra vez, passa na banca da JCP para comprar os nossos mais recentes materiais e aderir à Organização Revolucionária da Juventude, para que todos juntos consigamos fazer do mundo um espaço tão feliz como esta Festa!
Restaurante Vegetariano
Pratos do dia:
sexta-feira (jantar):Noodles e Legumes.
sábado (almoço): Caril de vegetais.
sábado (jantar): Carbonara (cogumelos e espinafre).
domingo (almoço): Alho-francês à brás.
domingo (jantar): Feijoada/chilli com cogumelos.
Todos os dias - bifana, cachorro vegetariano, caldo verde.
Gastronomia
Restaurante Vegetariano
Sexta-Feira: Alho Francês à Brás (jantar);
Sábado: Chili com cogumelos (almoço); Tofu à Alentejano (jantar);
Domingo: Caril de Vegetais (almoço); Carbonara de Cogumelos e Espinafres (jantar).
Diariamente Batata Frita, Falafel, Bifanas.