A ESCRITA EM PESSOA
À conversa com Joana Bértholo
Debates
Domingo, 8
Natural de Lisboa, tem dividido a sua obra entre a literatura e o teatro. A sua formação em Design e em Estudos Culturais transparecem no conjunto dos seus projectos, que envolvem também a edição, exposições, instalações e outras performances.
Tendo também participado em várias obras colectivas promovidas por várias entidades (de que se realçam a Câmara Municipal de Lisboa, o Teatro Nacional D. Maria II e a EGEAC), os livros de sua autoria abrangem vários estilos, com destaque para o romance e o conto.
O seu mais recente livro, Ecologia, imagina um mundo onde até a linguagem foi privatizada, num longo mas contínuo processo, e o controlo sobre o seu uso é permanente. Esta distopia acaba por ser uma convocatória para a defesa do nosso património colectivo, colocando na base a linguagem, a mais humana das construções.
Venceu já vários prémios, de que se destacam o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho em 2009 (Diálogos para o Fim do Mundo) e Prémio da SPA para Melhor Livro Infanto-Juvenil em 2018 (O Museu do Pensamento).