A história dos Mundo Escuro começou nas ruas da Margem Sul. Em 1995, o Bairro Sul Ponte no Pinhal Novo viu nascer o grupo S.O.R. (Son’s of Rap), composto por Da Kriminial, Darkness, Fantasma e Psycol Mantis. Influenciados pela cena Hip Hop e por tudo que os rodeava, tentavam expressar-se através da música com os poucos meios que tinham.
Nesse mesmo ano, conheceram o Dj SAS, que veio a ser um elemento fulcral para o desenvolvimento e a aprendizagem do grupo, uma vez que vinha da escola francesa, onde a cultura Hip Hop estava a anos-luz da que se vivia em Portugal. Foi o Dj SAS que os baptizou de Mundo Escuro, devido à falta de iluminação que havia, nome usado desde então.
Várias foram as pessoas que passaram por esta formação ao longo dos anos, mas atualmente são três os elementos do grupo: Darkness, Fantasma e Guria. Em concertos de média/grande dimensão, fazem-se acompanhar por uma banda.
Os Mundo Escuro afirmam que o Rap é da rua, mas que não é só para a rua – o Rap é para quem se identificar com ele. Projetando-se da Margem Sul para o mundo com uma identidade própria, regem-se pelos valores da dignidade, lealdade e independência. Sem jamais esquecer o passado, encaram o futuro com uma visão sólida e definida do seu papel: fiéis aos princípios básicos da cultura Hip Hop, mas em constante evolução, absorvendo influências dos mais variados géneros musicais.