Festa do Avante! 2017 - 1, 2 e 3 de Setembro - Atalaia | Amora | Seixal

Espaço Central

Outros Espaços

Visitas guiadas à Exposição «Centenário da Revolução de Outubro – Socialismo, exigência da actualidade e do futuro»

6ª feira - 21h00
Sábado - 11h30; 16h00; 18h30; 21h00
Domingo - 11h30; 16h00


Localizado no ponto mais alto da Festa do Avante! (não muito longe da nova entrada da Festa) e com uma soberba vista sobre o Tejo, o Espaço Central é o local privilegiado para conhecer mais de perto a intervenção, as propostas e o projecto da força política que constrói a Festa, o Partido Comunista Português.

Nesta que é a grande sala de visitas da Festa, há exposições, debates, a XX Bienal de Artes Plásticas e o Cineavante, entre muitos outros motivos de interesse.

É no Espaço Central que se realizará mais de uma dezena de debates sobre temas da actualidade, que vão da necessária libertação de Portugal da submissão ao euro às questões da política patriótica e de esquerda que o PCP propõe, passando pela precariedade e os direitos laborais, o desenvolvimento tecnológico e os incêndios florestais e O Capital.

Natural destaque será dado, nos debates como em todo o espaço, à afirmação da CDU e do seu projecto de «Honestidade, Trabalho e Competência» projectando a intervenção já em curso na batalha das eleições autárquicas de 1 de Outubro. A valorização da CDU, do seu projecto, da obra realizada nos municípios e freguesias onde está em maioria e dos seu candidatos será feita igualmente num dos grandes painéis temáticos presentes no Espaço Central.

A afirmação dos eixos fundamentais da politica patriótica e de esquerda que o PCP defende e a necessidade de Portugal romper os constrangimentos externos (nomeadamente a submissão ao euro e às imposições da União Europeia) serão igualmente feitas através dos painéis temáticos, assim como a evocação de Bento Gonçalves, assassinado no Campo de Concentração do Tarrafal há 75 anos. Este assunto dará também mote a um debate.

Exposições, instrumentos, bebidas e recordações

A grande exposição do Espaço Central, intitulada «Socialismo – Exigência da Actualidade e do Futuro», será dedicada ao centenário da Revolução de Outubro, acontecimento maior da história da emancipação dos trabalhadores e os povos. As grandes conquistas da Revolução, o significado da vitória sobre o nazi-fascismo, o seu impacto internacional (incluindo em Portugal), as causas e consequências das derrotas do socialismo na URSS e noutros países da Europa Oriental e Central, a crise do capitalismo e a ofensiva do imperialismo, a afirmação do socialismo como alternativa ao capitalismo e o projecto do PCP são algumas das questões em realce.

Ainda no Espaço Central estará patente uma outra mostra, «Música, Povo e Luta», que dará a conhecer instrumentos populares portugueses da colecção de Louzã Henriques. Haverá visitas guiadas, demonstração de instrumentos, oficina de pintura para crianças, entre outras actividades.

No Café da Amizade, localizado numa das entradas do Espaço Central, é possível provar cocktails especiais feitos no momento, serviço de bar variado, café em chavena de porcelana, entre outras especialidades. Na Loja da Festa é possível adquirir recordações.

Informação e esclarecimento

É ainda no Espaço Central que se encontra destacada a imprensa do Partido – Avante! e O Militante – através de painéis expositivos em que se realça o seu papel orgânico e a sua importância para revelar o que os restantes órgãos de comunicação social pretendem esconder: a actividade e propostas do PCP, a luta dos trabalhadores pelos seus direitos, a determinação dos povos do mundo em defender a sua soberania e o seu direito ao progresso e ao desenvolvimento. É aí que está localizado o prelo onde durante décadas foi produzida a imprensa clandestina.

Para esclarecer dúvidas, colocar questões, saber mais sobre quem são e o que defendem os comunistas portugueses e, se assim o entender, dar o passo de aderir ao Partido, o visitante da Festa tem à sua disposição o espaço Adere ao PCP, onde pode conversar com dirigentes e eleitos comunistas.

Partilha