Em 2017 celebra-se o centenário da Revolução de Outubro de 1917 e o Espaço Internacional da Festa do Avante! não poderia deixar de referenciar as suas conquistas e avanços para os povos, mas também todas as lutas que esta despoletou no globo.
Sendo este acontecimento um marco histórico, a emancipação do homem, a luta e resistência dos povos por um mundo de paz, liberdade e progresso terão, ao longo de todo o Espaço Internacional, o seu espaço, a sua voz, a sua cor.
Em 2017, o Espaço Internacional da Festa será uma vez mais um espaço onde os visitantes poderão conviver com dezenas de partidos comunistas e forças progressistas de todos os pontos do globo. Como sempre, haverá a oportunidade de participar nos vários debates onde as organizações presentes nos trazem testemunhos do sofrimento e horror por que passam ou passaram mas também da sua resistência, das suas lutas, das suas vitórias. E como a cultura é instrumento de luta, haverá também, no Palco da Solidariedade, momentos onde artistas com diferentes estilos e percursos darão corpo ao que de mais valioso tem um povo: a sua cultura.
Mais uma vez, e como as várias edições da Festa do Avante! nos têm sempre habituado, o Espaço Internacional, por excelência, permitirá momentos em que os laços de amizade e fraternidade se reforçem, momentos em que a alegria e a luta se fundam, sempre com os valores da paz, amizade, solidariedade e liberdade entre os povos no horizonte.
O mundo na Festa
Tal como sempre, será no Espaço Internacional que os visitantes poderão dar a volta ao mundo, descobrindo e confirmando, através dos partidos comunistas e forças progressistas presentes, não só a cultura, os sons, os sabores, os odores, as cores de cada um dos países representados, mas acima disso a história de luta dos povos do mundo.
Serão estes os partidos e organizações representados, este ano, no Espaço Internacional: Partido Comunista Alemão; Partido A Esquerda (Alemanha); MPLA (Angola); Partido Trabalho da Bélgica; Partido Comunista da Bolívia; Partido Comunista do Brasil; Partido dos Trabalhadores (Brasil); PAICV (Cabo Verde); Partido Comunista do Chile; Partido Comunista da China; AKEL (Chipre); Partido Comunista Colombiano; Marcha Patriótica (Colômbia); Partido Comunista de Cuba; Partido Comunista de Espanha; Partido dos Comunistas Catalunha, Partido Comunista Francês, Bloco Nacionalista Galego; Partido Comunista da Grécia; Convergência (Guatemala); PAIGC (Guiné Bissau); Partido Povo do Irão; Partido Comunista de Italiano; Refundação Comunista (Itália); Partido FRELIMO (Moçambique); OLP - Delegação Geral da Palestina; Frente Popular de Libertação da Palestina; Partido Comunista Peruano; Partido Comunista Britânico; Frente Polisário (Saara Ocidental); FRETILIN (Timor Leste); Partido Comunista da Turquia; Partido Comunista do Vietname. O Espaço da Paz, a Associação Iuri Gagarine e a Associação de Amizade Portugal-Cuba também terão espaços próprios.
Gastronomia
Partido Comunista Alemão
Cerveja
A Esquerda (Alemanha)
Cerveja alemã.
MPLA (Angola)
Pratos, bebidas e doçaria de Angola.
Partido Comunista do Brasil
Feijoada Brasileira, Picanha Brasileira, Sandes de Picanha, Caipirinha, Caipifrutas, Caipivodka, Caipiblak. Partido dos Trabalhadores (Brasil) Feijoada à brasileira; Caipirinha.
PAICV (Cabo Verde)
Pratos, bebidas e doçaria de Cabo Verde.
Partido Comunista da China
Huntun (bolinha de carne chinesa); Empada Chinesa Deliciosa de Carne; Torta Chinesa Vegetal; Ravióis de Carne e Vegetais Fritos; Entrecostos Fritos à China; Pastel de Batata Frita à China.
Partido Progressista do Povo Trabalhador/ AKEL (Chipre)
Zivania; Frappé coffee; Commandaria Alasia (vinho).
Partido Comunista Colombiano
Aguardente colombiana; Café colombiano; Carajilo colombiano; Rum com mel e segredo colombiano; Mojito Macondo; Daiquiiri; Margarita, Cerveja.
Partido Comunista de Cuba
Mojito livre; Mojito; Daiquiri, cocktails.
Partido dos Comunistas da Catalunha
Omelete de batatas ou espinafres com pão e tomate; Tapa de fuet; Pão torrado com tomate; Arroz preto; Fideuá, Salsicha catalã; Morcela; Chouriço “Diablo”; Creme catalão; Gaspacho; Vinhos; Sangria; Água de Valência;
Partido Comunista de Espanha
Sangria; Paella; Pinchos; Vinhos.
Partido Comunista Italiano
Esparguete “al pesto”, esparguete “al ragu”, esparguete “amatriciana”, “ceci aromi mediterranei”, “verdure in padella”, tiramissu.
Partido da Refundação Comunista (Itália)
Esparguete Amatriciana, esparguete a Bolognese, Esparguete com Pesto Genovese, Esparguete Vegetal, Esparguete n’duja, Aperitivos (martini blanco ou tinto, spritz, campari soda), Vinhos típicos (Barbera e Dolcetto tintos, Cortese e Spumante brancos), bebidas alcoólicas ( Grappa Piemonte/Veneto, Lemmoncello, Mirto sardo), café e cappuccino.
FRELIMO (Moçambique)
Matapa com carangueijo; Caril de amendoim, Caril misto; Frango à zambeziana; Castanha de Caju; Massaroca; Chamuças; Badjias; Amendoim torrado; Tifíosse Sumo de Manga; Sumo de Tambarino; Sangria.
Organização de Libertação da Palestina
Pita Shwarma; Pita Falafel..
Partido Comunista Peruano
Cocktail’s e petiscos típicos peruanos.
Bar da Associação de Amizade Portugal-Cuba
Cubanitas (shot); Cuba Livre; Mojitos; Licor Maraschino; Cerveja.
Espaço da Paz
Pequenos almoços; Croissants caseiros; Sandes; Sopas; Salgados; Bifanas; Saladas; Prato vegetariano; Doces; Pastel da Paz (nata e chocolate); Bolos caseiros à fatia; Café.
Associação Iúri Gagarine
Pielméni; Buterbrod; Gelados russos; Ração Kosmos; Vodka laranja/limão; Vodka; Gelatinovodka; Kvass; Queijinho doce.
Bar da Solidariedade
Sopas; Bifanas; Moelas; Pica-pau; Desfeita de Bacalhau; Cocktails.