Avanteatro
Embora não conste dos dicionários, em 1986 criou-se uma nova palavra, uma palavra única, avanteatro, resultado da fusão entre teatro e festa, festa ― a do Avante! ― e teatro. Desde 1986, quase ininterruptamente, há teatro na Festa do Avante!, afirmando-se progressivamente como um lugar de destaque no conjunto da sua programação. Teatro para todas as idades, de todos os géneros e feitios e para todos os gostos.
Mas não há só teatro, há também cinema documental, poesia e música, dança e bailado ― é assim o Avanteatro. Toda esta história, desde 1986 até aos dias de hoje, será aí lembrada na edição deste ano, a partir das reproduções das páginas do Avante! relativas a este espaço, dando conta da sua evolução desde um espaço inicialmente exclusivo para teatro a um local onde as artes de palco têm o lugar de destaque.
A merecer a maior atenção está o debate sobre as questões da cultura que se realizará este ano no Avanteatro, com a presença de muitos dos que integram a programação deste ano. A desresponsabilização do Estado, a degradação de espaços e a falta de apoios são alguns dos temas em discussão.