Os Dias Desarmados | Convocatória

A Escrita em Dia

Os Dias Desarmados | Convocatória

Apresentação


Sexta-Feira, 7

22:00, Festa do Livro, Auditório

Apresentação dos livros "Os Dias Desarmados" de Domingos Lobo, e "Convocatória" de Miguel Tiago

pelos autores

Sobre o Livro

Aqui e além, Os Dias Desarmados lembram testamento poético de Domingos Lobo, mesmo não sendo, com toda a certeza, o seu derradeiro livro.

Poemas escritos (outros reescritos) em tempos distintos: os mais antigos no final da década de sessenta, os novos tomaram corpo no início de 2018. Meio século os separa, e, no entanto (voltamos à mata) seguem o mesmo trilho criativo feito de subtil rudeza.

O autor de Os Navios Negreiros Não Sobem o Cuando não teme as palavras, nem hesita ao apresentá-las assim brutais, como quem expõe em frente dos nossos olhos o companheiro no chão, a morte sobre o dólman. Será essa, a meu ver, a força maior desta poética.

(Do prefácio de Francisco Duarte Mangas)


um poema é um conjunto de palavras que requer um trabalho que não tenho, não sei ter, nem ambiciono conseguir ter. a poesia enquanto arte é um fascínio a que felizmente muitos nos podemos entregar porque há quem a ela se entregue como a um cuidado ofício, como a um esforço de uma vida porque um verso perfeito é como uma peça única, com horas de trabalho de concepção, execução, aperfeiçoamento.

o exercício que realizo está muito aquém do esforço dos poetas, tal como estaria aquém do esforço de um escultor eu partir uma rocha casualmente com um escopro.

no entanto é a esse exercício que quero e posso dedicar-me.

não é dizer uma coisa na sua forma perfeita, no seu estado poético. é dizer uma coisa no momento em que ela surge e me toma, mesmo que no estado sólido.

é uma questão mais de tempo que de forma ou conteúdo. se a palavra tem espaço, e tem forma certa, também tem de ter tempo. tempo certo. esculpir cuidadosamente o verbo, a forma, adaptá-la magistralmente ao conteúdo, é um dom que dificilmente se adquire e, certamente, não é para preguiçosos.

Partilha

, Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora, Seixal, 2845-606
Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora Seixal, Setúbal 2845-606