No ano de 2016, no frio de Janeiro, num dia cinzento no meio do nevoeiro, chega o momento. Nasce o Espantalho junto ao carvalho encantado, no solo plantado, onde a matéria orgânica ancestral (quando surge uma ocasião especial) se funde com o seu corpo mágico. Começa a vida a pulsar neste Espantalho fantástico que, com música, quer espantar.
A banda é constituída por José Raimundo e Nuno Reis, ambos com percursos distintos, que se cruzaram na sonoridade alcançada neste projeto. José Raimundo, autor, vocalista e baixista, formou e fez parte de vários projetos musicais, como Peephole, Le Divan e Million Dollar Lips, tendo tocado em vários palcos nacionais e internacionais. Nuno Reis, multi-instrumentista e explorador sonoro, criou e pertenceu a projetos como Million Dollar Lips, L´Escargot e Trio da Terra, contando também com inúmeras atuações dentro e fora de portas.
O Espantalho surgiu num caldeirão espontâneo de alquimia entre tradicional e alternativo, com a única certeza de base a escrita na língua materna guarnecida por um acordeão. As canções foram surgindo, ousadas e galopantes, sem destino conhecido. Mas, ao mesmo tempo, como se o seu próprio destino estivesse traçado desde sempre. E aqui chegamos, com um corvo pousado no ombro, em busca de estórias, sem saber para onde vamos...