Café-Concerto de Lisboa
O Café Concerto de Lisboa é um dos espaços político-culturais de maior tradição na Festa do Avante! A sua história não pode ser resumida em poucas linhas. Pelo seu palco já passou música clássica, barroca e contemporânea. Já passou jazz, blues, rock, reggae, fado, folk, tango, flamenco, música popular e folclórica portuguesa e forró. Já passou música da Grécia, de Cabo Verde, de Itália, de Espanha, dos EUA, de Chipre, da Tunísia, do Uruguai, do Brasil, da Índia. Já passou dança clássica, dança do ventre, tango, sevilhanas. Já passou teatro, declamação, ilusionismo.
No palco do Café Concerto de Lisboa já estiveram José Gomes Ferreira e Dany Silva, Fernando Lopes-Graça e John Fromer; Carlos Paredes e Tito Paris; Manuel Gusmão e Les Elephants Terribles; Margarida Tengarrinha e Vincent Noak; Zé N’Gambi e Adriano Correia de Oliveira; Morais e Castro e Ennawrous; Eduardo Chitas e Kazzoo Love Orchestra; António Vitorino de Almeida e Gaitas de Foles de Bragança; Maria Alice e Urbano Tavares Rodrigues; Rebel Voices of Seattle e José Robert; Irmãos de Sangue e António Borges Coelho.
A lista seria infindável. Mas estes curtos exemplos mostram aspectos fundamentais da programação do Café Concerto de Lisboa: a diversidade de expressões que acolhe; a presença, lado a lado, das figuras mais consagradas e de jovens em início de carreira; de gente de todo o mundo e de diferentes gerações. De certa forma, o Café Concerto de Lisboa é uma expressão concentrada da grande Festa do Avante: o maior, o mais progressista, o mais culto e o mais fraternal lugar de encontro do nosso país.
O programa do Café Concerto – Festa do Avante! 2013
As marchas e os fados de lisboa, operários, republicanos e anarquistas, encontram a música de intervenção, a que já se cantou e a que se canta hoje.
Cantamos o fungagá mas não brincamos à caridadezinha, e temos mesmo de acabar com esta coisa de ter a direita no poder.
Visitamos o rock e o blues e homenageamos os cantautores folk dos estados unidos porque, tal como a deles, esta terra é a nossa terra e lutamos por ela.
Os barrigas aprendem qualquer coisa com os magriços, cantamos com a marfa e fechamos a festa! com a música da irlanda.
6, Sexta-Feira
Desfile da Marcha de Carnide
20:00
Música
“Alguns fados-Outros fados”
21:20
Música
Pedro e Diana
22:40
Música
Telefonia
(Todo dia)
7, Sábado
Solidariedade com o povo da Turquia
14:00
Debate
As Eleições Autárquicas e a Política Alternativa
14:30
Debate
Os valores de Abril no Futuro de Portugal
17:00
Música
Fungaguinhos
19:00
Música
Fast Eddie Nelson
20:20
Música
GrandFathers House
21:40
Música
Los Saguaros
23:00
Música
Wolf Lips
00:20
8, Domingo
Teatro
Barrigas e Magriços
Teatro do Zero
14:00
Evocação de Urbano Tavares Rodrigues
14:30
Debate
Trabalhadores Intelectuais – Organização e Luta
15:00
Música
Marfa
19:30
Música
MagMell
20:50