Parido Comunista Português
Espaço Central

Espaço Central

Outros Espaços

Exposições


Com uma magnifica vista sobre a cidade de Lisboa, o rio Tejo e a Baía do Seixal, o Espaço Central – um projecto mais aberto, com nova localização, junto da entrada da Quinta do Cabo – promete surpreender, uma vez mais, os visitantes que procuram conhecer um pouco mais sobre o Partido que constrói a Festa do Avante!.

Ali estarão patentes duas imperdíveis exposições. No ano em que se assinala o II centenário de Karl Marx, a primeira aborda a necessidade da superação revolucionária do capitalismo – com a sua natureza exploradora, agressiva e predadora – pelo socialismo, uma exigência de actualidade e futuro.

Neste espaço nobre da Festa, pode ainda ser vista a mostra «Bonecos de Santo Aleixo». Maravilhosa criação do imaginário popular alentejano», que, pela mão do Cendrev – Centro Dramático de Évora, leva esta magia e arte que surpreende e encanta o público. Terão lugar espectáculos dos Bonecos de Santo Aleixo, visitas guiadas e um debate.

O Espaço Central – junto do qual ocorrerá, uma vez mais, o acto de abertura da Festa do Avante!, no dia 7, às 19 horas – acolherá, igualmente, numerosos debates, onde todos podem participar, em torno de temas como o II centenário de Karl Marx; a crise do capitalismo e a luta pela sua superação; a luta pela política patriótica e de esquerda; a valorização do trabalho e dos trabalhadores; as consequências das privatizações; crianças e pais com direitos; transportes públicos; habitação; valorização das longas carreiras contributivas; o direito à Saúde; Cultura; o desenvolvimento do País, do seu interior e do mundo rural.

No «coração político» da Festa está, também, o espaço Adere ao PCP, onde os visitantes podem conversar e tomar a iniciativa de aderir ou colaborar com o Partido, reforçando-o. Outra das possibilidades passa por assistir a documentários, curtas e longas-metragens, filmes de ficção e animação no CineAvante! 2018; adquirir t-shirts, pins, CD e DVD, entre outros materiais únicos, na Loja da Festa; apreciar de uma agradável esplanada no Café da Amizade, onde não faltam cocktails especiais e um serviço de bar variado.

Por último, destaque para a imprensa do Partido (Avante! e Militante), com um espaço próprio e o prelo onde se imprimia o órgão central do PCP na clandestinidade.

Partilha