A Candidatura de Arlindo Vicente nas «Eleições» de 1958

Apresentação

Sexta-Feira, 7

21:00, Festa do Livro, Auditório

Apresentação do livro "A Candidatura de Arlindo Vicente nas «Eleições» de 1958" de João Alves Falcato

por Domingos Abrantes e Armando Myre Dores

Sobre o Livro

Dada a repercussão política da candidatura do General Humberto Delgado para a luta antifascista, compreende-se que seja à volta dele que se situe a memória da eleição para a Presidência da República de 1958. Não será errado afirmar que a grande maioria dos portugueses desconhece que houve nessa altura também um movimento oposicionista de razoável envergadura que mobilizou organizadamente um número apreciável de pessoas.

O facto de o Partido Comunista ter estado na base desse movimento talvez explique, em parte, esse desconhecimento. Foi também pensando nas centenas e milhares de portugueses dos mais diversos sectores de actividade que se empenharam durante meses, em condições difíceis, em construir um movimento que consideravam, nas circunstâncias do momento, forma adequada de luta contra a ditadura salazarista e contribuição para rasgar novos horizontes para o País.

Esse movimento viria a personalizar-se na candidatura do Dr. Arlindo Vicente, que assumiu abnegada e denodadamente, da maneira mais íntegra, a missão que lhe foi pedida. A dignificação histórica desta candidatura é necessária, tanto mais que se vê, com alguma frequência, a referência a activistas e apoiantes dela, e até a zonas do País onde era notável o trabalho organizativo e de propaganda da candidatura da Oposição Democrática, mencionando apenas a participação dessas pessoas na campanha do General Humberto Delgado.

, Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora, Seixal, 2845-606
Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora Seixal, Setúbal 2845-606