No Espaço Central da Festa são particularmente visíveis a menor densidade de construção e o alargamento das áreas abertas, duas medidas marcantes da estratégia de prevenção e contenção do surto epidémico, aplicada com determinação na edição de 2020 do maior acontecimento político e cultural do nosso País.
Mas esta área nobre – sala de visitas ou coração da Festa, como já lhe chamámos – mantém aquilo que a distingue: é um espaço de afirmação do PCP e dos seus valores, de divulgação de propostas, da política alternativa e do projecto de sociedade, um espaço igualmente de estímulo e valorização da luta organizada, como única via para as necessárias transformações progressistas.
«Confiança e luta por uma vida melhor» é o título da exposição política, onde se aborda a COVID-19 e o combate para contrariar o aproveitamento que o grande capital procura fazer da crise sanitária, visando intensificar a exploração dos trabalhadores e aumentar a concentração de riqueza.
Aqui está também patente uma exposição sobre as levadas da Madeira.
Nas exposições há este ano controlo do número de entradas e vigora um circuito de sentido único, que deve ser respeitado para assegurar distanciamento entre os visitantes.
Merecem realce, como habitualmente, os espaços de debate sobre temas da actualidade, a loja da Festa e ainda o Café da Amizade.
Para quem quer informar-se, conviver ou simplesmente repousar à sombra, este continua a ser um espaço privilegiado.