Foi assim
“A última década tem sido marcada pelo crescimento da extrema-direita em várias partes do mundo. O Imperialismo em sua crise hegemónica tem orquestrado uma série de Golpes de Estado que redundaram no estabelecimento de Regimes autoritários e proto-fascistas em todo o mundo. A ameaçadora sombra do fascismo novamente ameaça a humanidade.
Recentemente, nós brasileiros, fomos vítimas de dois Golpes de Estado que redundaram no estabelecimento de um corrupto regime fascizante. Conseguimos derrotar esse regime num difícil processo eleitoral, que se seguiu à uma nova tentativa de Golpe em janeiro de 2023.
Para fazer frente ao avanço da extrema-direita em todo o mundo, somente a organização e a solidariedade de todos os trabalhadores podem fazer frente à barbárie e derrotar o fascismo.
Neste sentido, nós, dos Garotos Podres, ficamos muito felizes e orgulhosos de termos sido convidados para participar da Festa do Avante!, justamente neste momento tão dramático pelo qual a humanidade enfrenta.
Desde quando foi criada, em 1976, a Festa do Avante! se notabilizou como um farol que ilumina a fração mais generosa da juventude portuguesa e de boa parte do mundo. Música, arte, cinema e todas as demais manifestações artísticas devem andar lado ao lado com o despertar das consciências políticas. A arte não é e nem nunca foi neutra. No meio artístico também se trava a luta ideológica, também se trava a “Luta de Classes”. E é por este motivo que estamos tão felizes e orgulhosos de termos sido convidados para participar da Festa do Avante!, neste momento tão dramático. Sabemos que estaremos ao lado de nossos camaradas, ao lado de todos aqueles que lutam na defesa da humanidade contra a barbárie fascista. Sabemos que estaremos ao lado daqueles que lutam pela emancipação de todos os trabalhadores!
AVANTE CAMARADAS!”