(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-16718977-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Não há festa como esta

, Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora, Seixal, 2845-606
Av. Baía Natural do Seixal 415, Amora Seixal, Setúbal 2845-606 Amora Portugal
4, 5 e 6 de Setembro - Atalaia | Amora | Seixal

F

F

Segue-nos

Ir para o topo

Plano de Contingência

Este plano define as medidas e procedimentos de prevenção e de segurança no espaço da Festa do Avante!, em particular de mitigação do risco de contágio pela COVID-19, assegurando que todos os participantes, visitantes ou aqueles que nela prestam trabalho militante, estarão informados e sensibilizados para o cumprimento das regras aconselhadas pela direcção da Festa do Avante! e pelas autoridades de saúde.

Considerando a evolução do surto epidémico, este Plano poderá ser objecto de actualizações.

O Plano de Contingência foi elaborado de acordo com as orientações da Direcção Geral de Saúde.

1 - CARACTERIZAÇÃO DA INICIATIVA

A Festa do Avante! tem este ano a sua 45º edição nos dias 3, 4 e 5 de Setembro.

É uma iniciativa político-cultural, cujo funcionamento é assegurado por militantes e amigos do Partido.

É uma iniciativa multifacetada que conta com momentos políticos, comício, debates e exposições; espectáculos musicais, de teatro e cinema; a Festa do livro e do disco, e uma área dedicada às crianças e ao desporto; e com espaços de restauração e similares.

O acesso ao recinto é feito com a posse de uma EP - Entrada Permanente que permite a entrada nos três dias, ou de um bilhete diário

Os visitantes são essencialmente nacionais com presença diminuta de estrangeiros, sendo a larga maioria da Área Metropolitana de Lisboa e de todas as idades.

2 - INFORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO

  1. Assegurar previamente às Organizações Regionais e outros Sectores responsáveis pelos diversos espaços da Festa do Avante!, toda a informação sobre o conteúdo das medidas do Plano de Contingência.
  2. Afixar sinalética nas entradas e em locais considerados estratégicos, no sentido de garantir a todos visitantes a informação necessária, nomeadamente a relativa às boas práticas e recomendações de higiene e saúde pública.
  3. Nas entradas do recinto será colocada informação sobre o risco acrescido para imunodeprimidos e doentes crónicos. Será emitida informação sobre a restrição de acesso a pessoas sujeitas a confinamento obrigatório.
  4. Utilizar o sistema de som geral da Festa do Avante! como meio de informação e sensibilização de regras sanitárias e de saúde pública, com a inserção repetida do seu anúncio.
  5. O “Guia do Visitante” e a “Revista Programa” terão um espaço dedicado à divulgação das normas de funcionamento e recomendações de saúde pública.
  6. Estão disponíveis no sítio da internet as normas de funcionamento e recomendações sobre saúde pública.
  7. Também a página da Festa nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Whatsapp) serve de veículo de divulgação de medidas adoptadas.
  8. As acções de formação que habitualmente se realizam, sobre higiene e segurança alimentar, incorporam os procedimentos relativos à situação actual. Os formadores possuem Certificado de Competências Pedagógicas.
  9. Os membros da organização que prestam serviço na Festa do Avante! sensibilizarão os visitantes e garantirão o cumprimento das regras sanitárias, designadamente o distanciamento físico, o uso da máscara nos locais indicados, a higienização regular das mãos e o respeito pelos circuitos de circulação.

3 - MEDIDAS ESTRUTURAIS

  1. Este ano, mantém-se o aumento da área do recinto em 10 000m², com a abertura aos visitantes de áreas normalmente vedadas, no sentido de garantir um melhor descongestionamento e distanciamento, quer entre os diversos espaços quer entre os visitantes. A área total do recinto é de 314.671 m² (31,4 hectares).
  2. A lotação máxima no recinto da Festa do Avante! licenciada em anos anteriores para 100 mil visitantes (e apenas considerando a área da Quinta da Atalaia) é actualizada este ano para a lotação de 40 mil.
  3. Horário da Festa do Avante!: Sexta-feira – 19h às 1h30; Sábado 10h às 1h30; Domingo 10h às 23h.
  4. O horário de início da Festa do Avante! será, como habitualmente, às 19h00. No entanto, para evitar aglomerações nas entradas, as portas abrirão, para os visitantes, às 16h.
  5. Na sexta-feira e no sábado só é permitida entrada e reentrada na Festa até às 24h e no domingo até às 22h.
  6. Todos os espaços de restauração encerram até à 1h, na sexta-feira e no sábado, e até às 22h30, no domingo.
  7. Os espectáculos terminam até à 1h30 na sexta-feira e no sábado e até às 23h no domingo.
  8. Mantém-se a existência de uma terceira porta para acesso exclusivo de serviços. Nas portas para os visitantes os canais de saída são ampliados e utilizados em exclusivo para entrada ou saída.
  9. Mantém-se a redução de 10 palcos para 3 grandes palcos centrais e, como o cinema e o teatro, continuam a funcionar ao ar livre.
  10. Em toda a Festa do Avante!, mantém-se a redução do número de paredes e a densidade da construção representando uma redução de cerca de 40% dos espaços.
  11. O recinto da Festa conta com vias de circulação formalizadas com asfalto, num total de 5,2 km, com largura entre os 6 e os 16 metros, perfazendo um total de 39 000m2 de área de circulação.
    Nestas vias são marcados (com sinalização vertical e horizontal) circuitos e sentidos a respeitar pelos visitantes, destinadas a evitar o cruzamento de pessoas.
    Será também assegurado o distanciamento físico nos vários espaços de atendimento, venda, nos espectáculos, exposições e acampamento que detalhamos mais à frente no documento.
  12. A organização vai pugnar pela efectiva aplicação dos procedimentos a adoptar relativamente aos participantes que incumpram as medidas previstas para o evento.
  13. O uso da máscara deverá ser feito de acordo com os critérios em vigor.
    O visitante com idade igual ou superior a 10 anos, deve ter na sua posse máscara uma vez que a sua utilização recomendada em geral, será obrigatória nos espaços assinalados – balcões de atendimento, instalações sanitárias, exposições, etc..
  14. Os membros da organização que prestam serviço na Festa utilizam máscara e os Equipamentos de Protecção Individual obrigatórios de acordo com a tarefa. É feita a medição da temperatura regular, sem registo, em cada espaço das organizações e sectores.
  15. Será privilegiado e promovido o pagamento digital, reduzindo as transacções em dinheiro; os terminais de pagamento automático terão disponível a tecnologia contactless.
    No caso de serem utilizadas moedas ou outros cartões bancários, as mãos devem ser higienizadas após o seu manuseamento.
    Os terminais de pagamento automático, equipamentos, objectos, superfícies, produtos e utensílios de contacto directo com os visitantes, serão desinfectados antes e após cada utilização ou interacção.
    A limpeza e desinfecção será periódica, de acordo com a orientação 014/2020 da DGS.
    Mantém-se a redução de 8 para 2 ATM's e é feita a sua higienização com regularidade.

4 – ESPAÇOS

4.1 – ESPECTÁCULOS

A utilização dos espaços destinados a espectáculos considerará as normas de utilização de equipamentos culturais e outras orientações emitidas pela DGS para actividades culturais, em vigor à data da realização da Festa.

Mantém-se o aumento das áreas de plateia de todos os espaços de espectáculos. O Palco 25 de Abril terá uma plateia de 16 000m², o Auditório 1º de Maio terá cerca de 5000m², o Palco Paz 2000m², o Avanteatro 4500m2 e o Cineavante passará a ter uma área de 3300m².

As plateias dos palcos serão delimitadas por uma cerca.

Todas as plateias de todos os palcos, incluindo as do teatro e as do cinema, são definidas com lugares marcados, preferencialmente sentados, cumprindo a lotação e ocupação máxima, de acordo com orientações da DGS e contribuindo para que as pessoas não permaneçam em pé, o que facilitará o movimento e circulação às mesmas.

As cadeiras, colocadas duas a duas, devem estar distanciadas 1,2 metros para garantir o distanciamento adequado.

Nos espaços de espectáculo ou similares com palco está assegurada uma distância mínima de pelo menos 3 metros entre a boca de cena e a primeira fila de espectadores.

As áreas de espera para entrar nos recintos vão ser organizadas de modo a evitar a formação de aglomerados, organizando filas e garantindo o distanciamento de dois metros entre pessoas que não sejam coabitantes. Serão sinalizados os circuitos e as marcações físicas de distanciamento (verticais e no chão). Entre espectáculos e após cada utilização, as cadeiras serão higienizadas.

Será assegurada a colocação de dispensadores de solução antisséptica, à base de álcool, em diversos pontos estratégicos do espaço, de fácil acesso aos utilizadores e a todos aqueles que vão trabalhar na organização e realização dos espectáculos.

Os recintos destinados ao público são definidos e organizados, sendo o acesso e distribuição do público apoiado por assistentes de plateia. O número de assistentes de plateia será adequado de forma a garantir o cumprimento das medidas recomendadas pela DGS.

Os assistentes de plateia estarão equipados com colete reflector (para melhor visibilidade), máscara cirúrgica e gel desinfectante. Sempre que existam pontos de concentração/foco dos visitantes, os assistentes de plateia vão intervir de modo a evitar aglomerados.

As entradas e saídas vão ter circuitos próprios e separados, evitando o cruzamento e o contacto entre pessoas.

Os circuitos de acesso estão devidamente assinalados para evitar cruzamentos. No início de cada corredor existe sinalização vertical com informação – planta e circuitos – e sensibilização de saúde pública (máscara, distanciamento, etiqueta respiratória e higienização). Nos ecrãs gigantes do Palco 25 de Abril, entre espectáculos, é transmitida informação sobre o funcionamento da plateia e aspectos de saúde pública.

Em cada porta de acesso estará presente um assistente de plateia para informar as pessoas sobre as regras de acesso, permanência e circulação no espaço.

Serão tomadas medidas que procurem reduzir, durante o espectáculo, a circulação de pessoas bem como o consumo de alimentos.

Os circuitos de acesso servem para circulação, não sendo permitido que as pessoas permaneçam nesses mesmos circuitos.

A sinalização vai estar colocada de forma vertical no início e no fim de cada corredor.

A informação vai ser disponibilizada previamente através do sistema de som do recinto e nos ecrãs gigantes instalados no palco.

O período entre espectáculos foi alargado para permitir a entrada e saída desfasada, cumprindo as regras de distanciamento e higienização.

As áreas de bastidores são de acesso restrito apenas a artistas e a quem ali presta serviço. Serão sinalizados os pontos de acesso (entradas e saídas) à zona de bastidores com circuitos de circulação unidireccionais.

Os balneários para artistas e equipas técnicas garantem o distanciamento físico de pelo menos 2 metros entre os utilizadores. São higienizados com regularidade.

Para garantir a higiene e segurança dos artistas, equipas técnicas e outros elementos que aí prestam serviço, serão aplicadas as medidas recomendadas na data de realização da Festa:

  • será medida a temperatura à chegada, sem registo dos resultados;
  • os equipamentos técnicos e ferramentas serão desinfectados antes da sua utilização;
  • os bastidores e camarins serão munidos de gel desinfectante e toalhetes descartáveis, assim como de toalhas individuais que serão utilizadas apenas uma vez;
  • os camarins têm arejamento natural;
  • as instalações sanitárias serão devidamente desinfectadas.

A frequência das limpezas será efectuada de acordo com a orientação 014/2020 da DGS, podendo necessitar de maior periodicidade, dependendo da utilização.

O período mínimo de desinfecção será a cada hora.

Os instrumentos, objectos e acessórios utilizados durante ensaios ou concertos não são partilhados.

Os membros da organização que estiverem de apoio à actividade do respectivo palco devem efectuar automonitorização diária de sinais e sintomas e abster-se de ir trabalhar se surgir sintomatologia compatível com COVID-19.

Devem contactar a linha SNS 24 ou outras linhas criadas para o efeito, de acordo com a norma 004/2020 da DGS.

4.2 – RESTAURAÇÃO

Nesta edição existem 78 espaços de restauração e similares que ocupam uma área construída de aproximadamente 4500m² e as áreas de esplanada mantêm a significativa ampliação verificada em 2020 para uma área de 40 000m².

Nas zonas de restauração e similares, para garantir o distanciamento entre pessoas:

  1. As refeições serão consumidas exclusivamente em esplanadas, não haverá consumos ao balcão e os locais de atendimento estão devidamente sinalizados.
  2. Nas esplanadas aplicam-se as orientações emitidas pela DGS para o funcionamento das mesmas.
  3. Os alimentos confeccionados estarão disponíveis em recipientes protegidos com tampa.
    Os talheres e os guardanapos vão estar embalados ou disponibilizados em recipiente que permitam a retirada individual.
    O serviço privilegiado é de pegue e leve - “take away” -, os bens alimentares e as bebidas são fornecidas em materiais descartáveis, sem retorno para a cozinha.
    Existem quatro espaços de restauração com uso de tabuleiros plásticos no atendimento. Os tabuleiros serão lavados e desinfectados de acordo com a orientação 014/2020 da DGS. Existe um espaço com serviço à mesa e, nesta situação, quem serve à mesa, usa máscara e os equipamentos utilizados são descartáveis ou devidamente higienizados.
  4. O horário de encerramento dos restaurantes é à 1h na sexta-feira e no sábado, e às 22h30 no domingo.
  5. As mesas e cadeiras são dispostas nas esplanadas de forma a garantir o distanciamento de dois metros entre as pessoas, excepto coabitantes.
    Os coabitantes podem sentar-se lado a lado ou a uma distância inferior a dois metros; nas esplanadas não são permitidos grupos superiores a 15 pessoas por mesa.
    Serão tomadas medidas para evitar que os visitantes modifiquem a orientação das mesas e das cadeiras.
    Todas as zonas de uso comum e contacto frequente (torneiras, lavatórios, bancadas, entre outros) serão limpas e desinfectadas pelo menos seis vezes por dia, com recurso a produtos adequados.
    As mesas e cadeiras serão desinfectadas após cada utilização, por uma equipa da organização equipada com bata ou avental impermeável, máscara descartável e luvas resistentes aos desinfectantes.
    Não serão utilizadas toalhas. Em casos indispensáveis, serão utilizadas toalhas descartáveis.
  6. Os acessos aos pré-pagamentos e balcões de atendimento têm circuitos marcados que impedem cruzamentos. As marcações do distanciamento e o circuito são feitas com faixas em tecido fixadas à estrutura existente e/ou serão estacadas na relva.
    Na entrada dos espaços serão disponibilizados dispensadores de solução antisséptica à base de álcool ou pontos de lavagem das mãos com água e sabão. Os visitantes serão incentivados a fechar a torneira com um toalhete.
    Os visitantes serão incentivados a manter uma distância de pelo menos dois metros, convenientemente sinalizada.
    A circulação dos visitantes, nos espaços de restauração, será estabelecida por forma a permitir manter a distância adequada entre as pessoas que circulam e as que estão sentadas nas mesas. Circulação que será feita em sentido único com separação dos pontos de entrada e dos pontos de saída.
  7. Nas zonas de atendimento será aplicada uma película de celofane industrial que garante uma barreira física entre quem está de serviço e os visitantes.
  8. Sensibilização e informação aos manipuladores de alimentos e de atendimento. Os que garantem o funcionamento dos espaços participam em acções de formação para manipuladores de alimentos, nas quais está incluído o plano de contingência.
    É afixado em locais estratégicos o apelo ao cumprimento das regras de etiqueta respiratória, do distanciamento físico, da lavagem correcta das mãos e da utilização correcta da máscara.
  9. Nos espaços de restauração há vestiários e locais de higienização das mãos e informação das medidas sanitárias recomendadas destinadas aos membros da organização.
  10. É obrigatória a utilização dos Equipamentos de Protecção Individual máscara, touca, avental e luvas (quando se aplica) por parte dos membros da organização que intervenham nestes espaços. Os EPI, após a sua utilização, serão colocados em contentores forrados com plástico e com sistema de abertura não manual.
  11. Os membros da organização que estão de serviço devem manter uma distância de 1,50m uns dos outros, evitando cruzamentos.
  12. As zonas de utilização comum serão limpas e desinfectadas de acordo com a orientação 014/2020 da DGS.
  13. Sensibilização e informação aos visitantes da Festa do Avante! nos espaços de restauração.
    O acesso aos balcões, para levantamento das refeições e aos pré-pagamentos, é feito com máscara.
    Nas zonas de pré-pagamento será exposto o cartaz com as medidas de saúde pública recomendadas.
    Em todos os locais de restauração há lava-mãos com água e sabão e/ou soluções antissépticas de base alcoólica e toalhetes descartáveis.
    No local será afixado o cartaz da lavagem das mãos emitido pela DGS.

4.3 – EXPOSIÇÕES

Os recintos de exposição serão devidamente sinalizados em vários pontos, (dentro e fora), sobre as medidas de distanciamento físico que garantam a separação de, pelo menos, 1,5 m entre pessoas, seja em local coberto ou ao ar livre.

Serão informadas a cada visitante as regras de acesso, permanência e circulação, dentro dos recintos de exposição, através de suporte digital e/ou cartaz e informação verbal no acesso de entrada.

As áreas de espera serão organizadas de modo a evitar a formação de filas, garantindo o distanciamento de, pelo menos, 1,5m entre pessoas que não sejam coabitantes.

As exposições são dispostas em circuitos lineares, com entrada e saída e controlo de entrada assegurado pela organização.

Não existirão equipamentos interactivos por serem de uso comum e toque frequente.

Em caso de realização de algum tipo de demonstração durante a exposição, esse momento será tratado previamente, com o estabelecimento de horários. As entradas e saídas terão circuitos próprios e separados, evitando o cruzamento e o contacto entre pessoas.

A sinalização dos circuitos será vertical, através de cartazes, e horizontal, através de marcações no chão.

A informação aos visitantes será disponibilizada pelo sistema de som do recinto.

A máscara é obrigatória para todas as pessoas que circulem no espaço de exposição, em todos os momentos.

A lotação do espaço será escrupulosamente cumprida e calculada tendo em consideração que, em todos os momentos, deve ser garantido um distanciamento físico de, pelo menos, 1,5m entre todas as pessoas.

4.4 – ESPAÇO CRIANÇA

É um espaço de ar livre com cinco equipamentos infantis (escorrega, baloiço, cesto, molas e escalada) Cada um destes equipamentos tem uma lotação de 66% da sua capacidade e a sua utilização é acompanhada por monitores.

Recomenda-se a desinfecção frequente das mãos das crianças, pelo que junto à entrada de cada equipamento está disponível solução à base de álcool para desinfecção das mãos. O equipamento será higienizado com regularidade.

Serão realizadas actividades com as crianças como, por exemplo, espaços de conto de histórias, peças com marionetas e fantoches, ateliers, gincanas, teatro, sendo cumpridas todas as regras definidas pela DGS, e assegurando o distanciamento físico.

Serão instalados dois carrosséis de pequenas dimensões e será assegurada a sua higienização após cada utilização.

4.5 – DESPORTO

A programação do Polidesportivo incluirá demonstrações de artes marciais, dança desportiva e recreativa, ginástica artistica e acrobática, patinagem artística, hóquei em patins, futsal sénior e de formação, andebol em cadeira de rodas, voleibol, basquetebol, boccia.

Será assegurada a limpeza e higienização das instalações e equipamentos após cada utilização.

Estão definidos circuitos de acesso com entradas e saída para evitar cruzamentos e aglomerações. Nas entradas e saída estarão disponíveis dispensadores de solução antisséptica à base de álcool para higienização das mãos.

Os lugares do público são em bancada com a ocupação de lugares sentados com um lugar livre e desencontrados em cada fila e com a definição de acessos de sentido único de forma a evitar cruzamentos. Será efectuada a desinfecção com regularidade após cada utilização.

Para a utilização dos matraquilhos, em espaço próprio, será obrigatório o uso de máscara. Proceder-se-à à higienização dos equipamentos após cada utilização.

A utilização da parede de escala será individual e após cada utilização proceder-se-á à higienização.

4.6 – ACAMPAMENTO

É uma infra-estrutura de apoio ocasional, com lotação limitada.

Funciona no Parque do Serrado para autocaravanas, caravanas, atrelados e viaturas equiparadas, e no Campo do FC Amora para tendas.

A instalação das tendas e caravanas é acompanhada pela organização para garantir o distanciamento de 2 metros entre equipamentos e circulação.

Funciona como apoio ao visitante. Abre a 3 de Setembro às 14h e encerra a 6 de Setembro às 13h. Tem recepção, sanitários, bar de apoio e vigilância.

Os equipamentos de apoio serão desinfectados regularmente, de acordo com a orientação 014/2020 da DGS.

4.7 – ESPAÇOS DE VENDA

Os Espaços do Livro e do Disco são espaços cobertos, sem paredes, delimitados, com percursos, lotação e controlo de entradas.

A lotação de cada um destes espaços será calculada tendo em consideração que, em todos os momentos, deve ser garantido um distanciamento físico de, pelo menos, 2m entre todas as pessoas.

As entradas e saídas terão circuitos próprios e separados, evitando o cruzamento e o contacto entre pessoas. A sinalização dos circuitos será vertical, através de cartazes, e horizontal, através de marcações no chão.

As áreas de espera serão organizadas de modo a evitar a formação de filas, garantindo o distanciamento de, pelo menos, 2m entre pessoas que não sejam coabitantes, através da sinalização de circuitos e marcações físicas de distanciamento (verticais e com marcações no chão).

No início, durante e no fim do percurso existem dispensadores de solução de álcool-gel. É obrigatório o uso de máscara.

5 - ACESSOS E ACESSIBILIDADES

  1. Existem 2 entradas para visitantes da Festa do Avante! (Quinta do Cabo e Quinta da Princesa), ambas com canais individuais de acesso com uso exclusivo para entradas ou saídas.
  2. As saídas dos visitantes processam-se pelas portas indicadas, com a abertura dos portões de emergência que existem em cada uma e, nos momentos de maior afluxo de saída, também haverá reversibilidade dos canais de entrada para espaços de saída, evitando sempre cruzamentos.
  3. Todos os canais têm dispensadores de solução de álcool-gel.
  4. As equipas responsáveis pelo funcionamento das portas estarão equipadas com máscara, serão portadores de solução de álcool-gel e terão termómetros para medição voluntária da temperatura.
  5. Será realizada a medição aleatória da temperatura, quer nas entradas, quer nos vários espaços da Festa.
  6. O acesso de viaturas ao espaço da Festa está limitado a viaturas credenciadas e apenas pelo portão do Estaleiro.
  7. A venda de entrada é realizada pela organização partidária, num grande processo de descentralização, e online, sendo a venda de EP’s nos dias da Festa nas bilheteiras residual.
  8. O corte/inutilização da EP é feito com equipamento tornando inexistente o contacto físico.
  9. Em cada entrada funcionam bilheteiras, possuindo cada uma delas, seis guichets de atendimento, que funcionam anulando os postos intermédios.
  10. A organização dá seguimento à consideração da DGS, “A DGS recomenda fortemente que todos os participantes no evento, independentemente do seu papel no mesmo, devam aceder ao recinto mediante apresentação do Certificado Digital COVID da UE aquando da validação do bilhete de ingresso e/ou com a prova de teste para SARS-CoV-2 negativo de acordo com a norma 019/2020 da DGS”.
  11. Junto à entrada da Quinta do Cabo estão localizados dois postos de testagem, para quem necessitar, devidamente sinalizados, um da responsabilidade de uma entidade certificada para testes antigénio rápidos, válidos por 48 horas. e outro, para autotestagem.
    Nesta área será instalada uma sala de isolamento. A sala de isolamento terá disponível um kit com água e alguns alimentos não perecíveis, SABA, toalhetes de papel, máscaras cirúrgicas e acesso a instalação sanitária de uso exclusivo
  12. Aos acompanhantes de crianças é fornecida uma pulseira para colocação dos contactos.
  13. Os meios de acesso à Festa são:
    • Em viatura própria podendo utilizar os parques de estacionamento Maria Pires e Parque da Fertagus junto à estação dos Foros-da-Amora.
    • A partir da Estação dos Foros da Amora é possível utilizar o serviço vai-vem.
    • De transportes públicos, comboio e autocarro (TST e Sul-Fertagus).
    • O vai-vem gratuito para o visitante entre a estação dos Foros-da-Amora e a entrada da Festa é um serviço prestado pela TST e terá uso obrigatório de máscara. Existe uma equipa da organização a articular o seu funcionamento por forma a evitar aglomerações e a organizar as filas de espera.
    • As excursões vão chegar durante os três dias da Festa, oriundas de vários pontos do País. Pela dispersão dos horários de chegada e locais de origem, não existe potencial de formação de aglomerados e de comportamentos de proximidade.
    • Os autocarros de excursão, alugados a empresas de transportes, cumprem a legislação em vigor sobre lotação e uso de máscara. O estacionamento das excursões funciona em parque próprio.
    • No exterior estão definidos canais de acesso pelas entidades competentes (Câmara Municipal do Seixal e PSP).

6 - MEDIDAS DE HIGIENE, SEGURANÇA E SAÚDE PÚBLICA

  1. O recinto da Festa possui 7 sanitários fixos (masculinos/ femininos), com urinóis e cabines individuais, e mais uma instalação específica para crianças.
    Em todas estas estruturas estará presente uma equipa permanente de limpeza, higienização e controlo de entrada que, além de uma limpeza regular, irá proceder de hora a hora ao encerramento das instalações para uma higienização mais profunda.
    A limpeza e desinfecção será reforçada em função do seu volume de utilização.
    Em todas as instalações sanitárias proceder-se-á à colocação e reposição regular de papel higiénico, sabão e álcool-gel.
    Serão anulados urinóis para garantir o distanciamento físico.
  2. Ao longo do recinto foram reforçados os pontos de água com sabão, nomeadamente junto de todos os espaços de restauração.
    Esta medida é complementada com a colocação de dispensadores de solução de álcool-gel nos acessos a todos os espaços.
  3. Os resíduos orgânicos são depositados em contentores com pedal,saindo por circuito próprio dos espaços de restauração e depositados nos cerca de 100 contentores de 800 litros, distribuídos pelo recinto e recolhidos em horários definidos por entidades competentes.
    O mesmo sucede com o material reciclável, também depositado nos vários ecopontos existentes no recinto, e recolhido em horário definido.
    Os óleos de fritura são colocados em depósitos apropriados.
    Os Equipamentos de Protecção Individual descartáveis quando retirados serão colocados em contentores revestidos por sacos plásticos.

7 – MEDIDAS NA ÁREA DA SAÚDE E EMERGÊNCIA

  1. A Festa do Avante possui Plano Prévio de Intervenção / Plano de Emergência actualizado, elaborado por entidade qualificada e que está articulado com o Plano Prévio de Intervenção Exterior. Plano de Emergência que prevê a adequada evacuação do recinto, em caso de emergência, cumprindo os critérios de segurança aplicados.
  2. No recinto há equipas de apoio ao visitante para informação e sensibilização das medidas de saúde pública.
  3. No recinto funciona um Posto de Saúde, com área coberta de 160m² e uma área descoberta 1400m², com médicos, enfermeiros, pessoal auxiliar e respectivo director clínico, para a prestação de primeiros socorros (essencialmente feridas ligeiras, picadas de insectos e cansaço).
  4. O Posto de Saúde tem um responsável clínico e um enfermeiro responsável de turno, por dia.
  5. Na actual situação, são adoptadas medidas adequadas de medição de temperatura, acesso, circulação e permanência nas instalações. Todos aqueles que aí prestarem serviço, terão os Equipamentos de Protecção Individual adequados ao desempenho da tarefa.
  6. No recinto está presente um dispositivo de bombeiros com comando e comunicações próprio, e articulado com o CODU de Setúbal, que coordena a sua acção com o Posto de Saúde.
  7. O dispositivo no recinto, adequado ao número de visitantes, inclui viaturas de combate a incêndio, ambulâncias, estando sempre presentes ambulâncias medicalizadas (com Desfribrilhadores Automaticos Externos) junto ao Posto de Saúde.
  8. A organização estabelece protocolos de comunicação com os serviços de saúde locais, incluindo o Agrupamento de Centros de Saúde, o Hospital e a Autoridade de Saúde territorialmente competente. No caso de uma ocorrência no recinto o dispositivo de Bombeiros faz o transporte para o posto de saúde. Em caso de necessidade é efectuada evacuação para o Hospital Garcia de Orta com referenciação do diagnóstico ou, em caso de emergência, é contactado o CODU e asseguram-se os procedimentos em conformidade. A responsabilidade dos contactos com os Bombeiros e o CODU é do enfermeiro responsável de turno e do médico que faz o atendimento.
  9. Perante a detecção de um caso suspeito de COVID 19, de acordo com os sinais e sintomas previstos na norma 004/2020, de 23/03/2020, actualizada em 25/04/2020, da DGS, o mesmo será acompanhado para área de isolamento anexa ao Posto de Saúde, por um enfermeiro, garantindo que ambos estão devidamente protegidos com máscara. O percurso será o mais curto possível evitando atravessar locais com maior concentração de pessoas e o contacto com objectos e superfícies. Na entrada e saída do Posto de Saúde, os visitantes suspeitos de caso COVID-19 terão um percurso próprio.
    Será contactada a linha SNS 24: 808 24 24 24 e a Autoridade de Saúde competente.
  10. A todas as pessoas que acedam ao Posto de Saúde, será avaliada a temperatura. Àqueles a quem for detectada temperatura superior a 38°C serão encaminhados para o local de isolamento.
  11. A sala de isolamento terá disponível um kit com água e alguns alimentos não perecíveis, SABA, toalhetes de papel, máscaras cirúrgicas e acesso a instalação sanitária de uso exclusivo.

Seixal, 25 de Agosto de 2021

A Direcção da Festa do “Avante!”

Partilha