Em ano de intervalo entre Bienais as artes fizeram-se representar na Festa do Avante! com duas exposições bem distintas entre si. Uma de desenhos de Francisco Silva Dias, arquitecto e urbanista com obra importante na arquitectura e no pensamento sobre arquitectura, revela o que se pressupõe na análise da obra que é a sua actividade principal: um cidadão interventivo e atento ao mundo que o rodeia. Em desenhos de pequeno formato e minuciosa elaboração o autor distancia-se de um olhar mais técnico sobre a realidade, deixando a mão discorrer sobre a memória dessa mesma realidade. Nas quase seis décadas de ininterrupto trabalho e intervenção no território enquanto arquitecto, urbanista e professor, Silva Dias radiografa e analisa os sucessos do quotidiano, da vida da cidade, cenas, factos e figuras que, de algum modo, sempre o habitaram e acompanharam e aqui regista com afectividade e emoção.

É o outro lado deste arquitecto, que recusa ser Um Visconde Cortado ao Meio como o do romance de Italo Calvino, pelo que nunca desliga o trabalho técnico, mesmo que parcialmente e em graus diversos, da intervenção cidadã. Uma alienação mais vulgar do que se pensa e que é completamente estranha a Silva Dias.

Uma interessantíssima exposição organizada em cinco grupos: Trabalho, Famílias, Mulheres e Crianças, Desastres, Da Morte, Revoltas e Repressão. A complementar os desenhos, um conjunto de jornais, expostos em vitrinas, pontuavam décadas de história, desde quando o fascismo era mais ostensivo por se pensar triunfante até ao pós-25 de Abril.

A outra exposição era uma excelente demonstração da gravura nos nossos tempos.

Gravar para marcar a sua presença foi um dos primeiros gestos do homem. A natureza destruiu a maioria dessas marcas iniciais. Outras resistiram milénios como as gravuras rupestres de Foz Coa.

A transposição das gravações em suportes de diversa natureza para papel, autonomizando e possibilitando a sua reprodução múltipla, só surge em tempos bem mais recentes. Foi-se apurando até ter a alforria de ser uma das disciplinas das práticas das artes visuais.

As técnicas de gravação sofisticaram-se, do simples riscar do suporte à utilização de outros meios de trabalhar a imagem na matriz onde era impressa antes de ser transposta para papel.

A importância da gravura é a possibilidade da reprodução técnica de imagens iguais a partir da mesma matriz, A gravura é também um processo teatral. O que se grava no suporte vai surgir em espelho no papel e a impressão faz-se com a ocultação do trabalho prévio, ao contrário do desenho ou da pintura em que se está a ver o que se está a trabalhar. Ao invés, na gravura o papel é colocado sobre a imagem gravada na matriz e prensada por meios mecânicos que vão do simples rolo manual a prensas especiais. Só quando se separa o papel do suporte é que verdadeiramente o artista vê o resultado do seu trabalho. Esse processo de trabalho distingue a gravura de todas as outras formas de intervenção artística nas artes visuais.

A gravura nunca é um objecto único, mas um objecto múltiplo, com tiragens decididas pelo artista tendo em atenção o material de utilizado. Essa característica específica democratiza o objecto de arte. Torna-o mais próximo e acessível a maior número de pessoas. Possibilita que uma mesma exposição de gravuras se apresente em simultâneo em vários locais. Só a fotografia tem essa aptidão.

Com a exploração e evolução da gravura, nas suas várias técnicas específicas, abriu-se um espaço de diálogo com outras linguagens das artes, até hibridizações entre si, o que abriu caminho a outras formas de criação artística.

A exposição de gravura na Festa do Avante! é extensa pelos artistas que a integram e diversificada nas técnicas que utilizam.

Uma exposição bem representativa das tendências estéticas da gravura contemporânea portuguesa em que estavam representados artistas de renome mundial, há que referir Bartolomeu Cid dos Santos, a artistas já consagrados como Maria Gabriel e outros que menos conhecidos não deixam de ser importantes a que se juntam alguns em princípio de carreira que se anunciam valores seguros.

Uma excelente exposição que mereceu a atenção de milhares de visitantes.

Partilhar