Ver no Mapa

Nova Festa, Festa nova e um espaço novo também para a Festa do Livro. Mais central, o novo local vai deixar milhares de títulos de dezenas de editoras ainda mais perto dos visitantes da Festa. Todos os géneros marcam presença, dos grandes clássicos aos novos romances, da literatura infanto-juvenil à poesia, da filosofia à economia, livros de autores nacionais e estrangeiros.

O programa do Auditório da Festa do Livro terá este ano um funcionamento diferente, com três grandes tipos de iniciativas: A escrita em luta, que consiste em debates em torno de livros; A escrita em dia, as já habituais sessões de apresentação; e A escrita em pessoa, uma conversa com os autores. Assim, três debates (sobre os 80 anos da abertura do Campo do Tarrafal, sobre a crise do capitalismo e sobre o poder local), cinco apresentações (de que se destaca o livro Banif – Uma «Resolução» Feita à Medida, aproveitando o trabalho ímpar do PCP na Comissão de Inquérito, concluindo mais uma vez que os problemas da banca só se podem resolver com o seu controlo democrático, e dois novos volumes de discursos de Álvaro Cunhal, entre 1989 e 1992, que pela primeira vez se publicam em livro) e ainda duas conversas com autores (Mário de Carvalho e Patrícia Portela) vão animar os três dias da Festa.

Mas há muitas mais novidades, das quais se realça o novo livro da autoria de António Avelãs Nunes, As Origens da Ciência Económica: Fisiocracia, Smith, Ricardo, Marx, além de outro livro seu publicado neste ano com o título O Keynesianismo e a Contra-Revolução Monetarista, e o livro de ensaios de Domingos Lobo Palavras Que Respiram: Textos de Leitura Crítica – 30 olhares sobre a Literatura Portuguesa. Destaca-se ainda a edição do segundo tomo das Obras Escolhidas de Marx e Engels, que há muito se encontrava esgotado.

Continua a funcionar o espaço dedicado aos mais novos, este ano com um programa de animação próprio, que promete continuar esse trabalho de aproximar as crianças dos livros. A juntar a tudo isto, muitas promoções e descontos, incluindo um sai-sempre com títulos das Edições «Avante!» a funcionar, são muitas e boas as razões para passar pela Festa do Livro.

Partilhar