Cante Alentejano, expressão ímpar da cultura popular

A Homenagem na Festa

Cante Alentejano, expressão ímpar da cultura popular

Expressão ímpar da cultura popular, melopeia profundamente ligada ao trabalho, ao sofrimento, à esperança e à luta de um povo, o Cante Alentejano, presença de sempre na Festa do «Avante!», consagrado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, será devidamente homenageado, ouvindo, cantando, dançando e debatendo.

Nos três dias de Festa, poderemos escutar o Cante Alentejano, mas não só. Também se poderá falar e debater sobre esta forma de cantar tão própria e dos seus protagonistas. Nos vários espaços da Festa teremos expressões diversas desta música e deste canto, que será cantado e dançado pelos mais variados artistas presentes.

Dos muitos momentos importantes do Cante Alentejano presentes nas Festa do «Avante!», destacamos o espectáculos do Grupo Coral «Os Mineiros de Aljustrel», que se realizarão no sábado, dia 5 às 16h00 no Palco Arraial e às 18h30 no Espaço Alentejo. O Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, terá duas actuações no domingo, dia 6, a primeira no Palco 25 de Abril, às 17h55 e a segunda no Auditório 1º de Maio, às 21h00 como convidados de António Chainho.

Pedro Mestre, que actuará no domingo dia 6, às 14h30, no Espaço Alentejo, e no Auditório 1º de Maio às 17h00, convidou para estarem com ele em palco Os Ganhões de Castro Verde, Os Camponeses de Pias e os Almocreves de Amieira.

No Cineavante!, no domingo, dia 6, poderemos assistir ao documentário Alentejo, Alentejo de Sérgio Tréfaut, como homenagem a esta sublime expressão da cultura popular que é o Cante Alentejano.

Domingo, Às 15h00, no Espaço Central e À conversa com..., iremos debater o Cante Alentejano – Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Falar do Alentejo, não é só falar do seu cante, mas também é falar de um povo com uma identidade própria, de uma vida dura de trabalho e luta, é também falar de futuro. Para conhecer o Alentejo, o seu povo, a sua cultura e vivência, teremos no Avanteatro, no sábado dia 5 às 16h00 Reforma Agrária e Cultura (conversa/bar) e às 20h30 a peça Reforma Agrária 40 anos, com Álvaro Côrte-Real, Rosário Gonzaga e Victor Zambujo.

No domingo, dia 6, às 11h00 no Espaço Alentejo o debate O Alentejo tem futuro – Soluções para uma vida.

O Cante Alentejano tem um valor excepcional como símbolo identificador do Alentejo e dos alentejanos, e o seu reconhecimento do Património Cultural Imaterial da Humanidade vem prová-lo. A Festa do «Avante!», hoje como sempre dá expressão ao Cante.