Anos 70 em destaque no Espaço das Artes
Construir um País novo
Quinta, 7 de Agosto de 2014O Espaço das Artes, junto ao Pavilhão Central, vai apresentar três exposições que nos reportam para o início dos anos 70 do século passado. Ali, o visitante da Festa poderá saber um pouco mais sobre a actividade artística nestes anos, através de uma mostra documental, e apreciar «Rupturas – anos 70», com trabalhos que procuram dar uma ideia do que de novo e significativo estava a acontecer no mundo das artes, e «40 fotos nos 40 anos do 25 de Abril», de Eduardo Gageiro.
Esta última exposição, um contributo na homenagem e na afirmação dos valores de Abril, conta com imagens de um fotógrafo que, no seu percurso, conquistou inúmeros prémios nacionais e internacionais, trabalhos publicados na imprensa e em livro, exposições individuais e colectivas nos quatro cantos do mundo.
Inicialmente promovida pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), tendo já estado patente em Almada, de 14 a 27 de Julho, esta mostra, que assinala os 40 anos do 25 de Abril, não é apenas para enaltecer o trabalho artístico do fotógrafo que, como poucos, captou os momentos e o pulsar da revolução, mas simultaneamente festejar a liberdade, a queda do fascismo, o fim da guerra colonial e o dar novos países ao mundo, a consagração de direitos essenciais dos cidadãos, as transformações sócio-económicas que romperam com a barreira do subdesenvolvimento e o atraso do nosso País.
40 anos após o 25 de Abril, estas são algumas das imagens que retratam a transformações da revolução e que hoje estão ameaçadas.