Cidade da Juventude

Força revolucionária

Não esquecendo que os diversos espaços da Festa do Avante vão ao encontro dos interesses dos jovens, a Cidade da Juventude, espaço da JCP, é um espaço privilegiado para a juventude ver reflectidas as suas aspirações; a luta pelos seus direitos; as suas variadas áreas de interesse materializadas num vasto conjunto de iniciativas; e o convívio, a camaradagem e amizade entre jovens.

Destaca-se o Palco Novos Valores, o culminar de diversos concursos de bandas que a JCP dinamiza por todo o País – e que este ano envolveu mais uma vez muitas dezenas de bandas e milhares de jovens – valorizando e afirmando os talentos portugueses que muitas vezes não são promovidos por falta de apoio e investimento dos sucessivos governos. Passarão por este palco quatro bandas apuradas na Finalíssima Norte, quatro na Finalíssima Sul e quatro bandas convidadas. Este, que já é um prestigiado concurso, lançou vários nomes da música portuguesa.

O Palco Multiusos estará mais uma vez presente na Cidade da Juventude, onde serão dinamizadas diversas iniciativas das mais variadas áreas. Entre outros, marcarão presença vários projectos musicais, desde DJ’s à música acústica, um workshop de teatro e a passagem de curtas.

Serão também realizados debates com temas ligados à vida dos jovens, nomeadamente as questões da Paz, do Ambiente e da luta pelos direitos da juventude. Serão momentos privilegiados de troca de ideias e de experiências, nomeadamente no que diz respeito às soluções para a transformação da situação actual.

Na Cidade da Juventude ainda se poderá encontrar os quiosques de bebidas, a banca de materiais da JCP, o sai-sempre, assim como o restaurante, que neste ano servirá petiscos variados. Neste ano é também assinalado o 17.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, a realizar-se em Dezembro na África do Sul, com um bar e uma banca que afirma esta grande iniciativa mundial da juventude contra o imperialismo.

O ambiente alegre e combativo que se respira na Cidade da Juventude é uma imagem de marca deste espaço, onde claramente se nota o fulgor do potencial transformador dos jovens e da sua luta por uma sociedade mais justa! Para jovens que marcarem presença na grande Festa da juventude, é obrigatória a passagem por este espaço.

Mas a afirmação da JCP, das suas propostas e posições, não fica confinada ao seu espaço. Por toda a Festa, jovens comunistas venderão o seu jornal, o Agit, e grupos de militantes darão corpo às já célebres Brigadas de Contacto, que dão a conhecer aos visitantes as propostas da JCP e apelam à luta por uma escola pública e democrática, pelo emprego com direitos – pelos sonhos e aspirações da juventude. No domingo, o desfile da JCP para o comício dará expressão à força e vitalidade da organização revolucionária da juventude portuguesa.

 

Em Dezembro, na África do Sul

Este ano há Festival!

Pela primeira vez na história, o Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes realizar-se-à na África austral, mais exactamente em Joanesburgo na África do Sul, entre 13 e 21 de Dezembro. Na cerimónia de abertura, prevista para o Estádio de Orlando (um dos que acolheu o mundial de futebol), esperam-se 60 mil pessoas.

A realização do 17.º Festival naquela região e naquele país permitirá uma forte e ampla participação dos países do sul daquele continente, nomeadamente da Namíbia, de Moçambique, de Angola e do Zimbabué (para além da anfitriã África do Sul). Para além das lutas históricas dos povos africanos, contra o colonialismo ou o apartheid, estarão presentes os combates actuais travados pela juventude africana e, particularmente, sul-africana – nomeadamente as lutas pela gratuitidade do ensino, pela nacionalização dos recursos naturais, em particular das minas, e contra a militarização do continente, levada a cabo pelos Estados Unidos da América.

As questões da paz e da guerra, da resistência ao domínio imperialista, serão as temáticas centrais. Mas também se falará dos direitos sociais e das liberdades democráticas e de ambiente. Estão previstas cerca de 120 actividades nos nove dias do Festival, das mais variadas. O torneio de futebol, que terá como lema Dá um chuto no imperialismo, é disto exemplo.

 

Debates no Multiusos

Sábado, 4 de Setembro

12 horas: Quem faz a guerra não quer a paz

14 horas: Ambiente

 

Domingo, 5 de Setembro

14 horas: Avante com a luta, pelos direitos da Juventude!

foto: 
Share this