Concluída a campanha de fundos e com a construção das infra-estruturas a avançar a bom ritmo, é tempo de o colectivo partidário lançar mãos à obra e erguer a maior e melhor Festa do Avante!.

É já no sábado que os militantes da JCP e do Partido e os amigos da Festa começam a ser chamados a dar a sua contribuição à construção da 40.ª edição da Festa do Avante!, este ano realizada num terreno maior, fruto da aquisição da Quinta do Cabo, entretanto consumada graças à bem-sucedida campanha de fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril». É esta mesma dedicação e generosidade que levou o colectivo partidário a recolher, em negros tempos de exploração e empobrecimento, mais de um milhão e duzentos mil euros que será uma vez mais necessária para construir a Festa com as acrescidas exigências que a edição deste ano comporta.

Nos últimos meses, muitos militantes e amigos do Partido estiveram no terreno em trabalhos específicos, de terraplanagem e remoção de terras, construção de infra-estruturas e estradas e delimitação das diferentes áreas e dos vários espaços. Agora, a chamada é geral, pois trabalho não falta: para além da continuação destas exigentes tarefas, há um vasto terreno para limpar, pavilhões para montar e novos espaços para erguer, ao mesmo tempo que nas regiões se intensifica a venda da EP, se multiplicam as acções de difusão da Festa e a realização de iniciativas de promoção.

Ousadia e determinação

Este ano, as jornadas de trabalho serão diferentes, como diferente – e inexplorado – é o espaço de onde surgirá a nova Festa. Quer na Quinta da Atalaia quer na Quinta do Cabo, não haverá «fórmulas» a seguir, pois as áreas e localizações serão outras e os pavilhões mais amplos. Mas não é perante os desafios que o colectivo partidário mais se engrandece? Não foi possível tantas e tantas vezes construir de raiz as festas na Ajuda, no Jamor ou em Loures? Não se fez da Atalaia o bem-sucedido chão nosso de mais de duas dezenas de edições da Festa? Com a determinação e convicção que caracterizam os comunistas e os seus aliados, poucas dúvidas subsistem de que a 40.ª edição da Festa do Avante! será um grande acontecimento político, cultural, desportivo, juvenil e de massas.

Como em anos anteriores, funcionará um acampamento de apoio ao período de implantação, entre 4 de Junho e 30 de Agosto, sendo necessário proceder ao registo da tenda junto do Gabinete de Funcionamento da Festa. A intervenção actualmente em curso na Quinta do Cabo e a relocalização do antigo Acampamento Interior A, agora situado na lateral do Posto de Saúde, não permitem a sua utilização logo a partir do próximo fim-de-semana, pelo que o Acampamento Interior B, localizado junto ao rio, funcionará como Acampamento de Apoio à Implantação.

Partilhar