Os Them Flying Monkeys aliam as cores do neo-psicadelismo à sua própria tonalidade alternativa, mais carregada. São uma das bandas convidadas do Palco Novos Valores. O projeto embrionário nasce em dezembro de 2011, em Sintra. Durante três anos, a primeira formação atua em espaços como o XIII Legion Lisboa (Nirvana Studios), o Sabotage Club, a Garagem da Graça, o Almofariz Bar, entre outros. Alcançam as meias finais do concurso internacional «Hard Rock Rising», atuando com casa cheia no Hard Rock Café Lisboa. O projeto é reformulado em dezembro de 2014: a formação unifica-se e a sonoridade consolida-se.

Entre abril e julho de 2015 a banda regista o seu primeiro EP homónimo, «Them Flying Monkeys», gravado e masterizado no Black Sheep Studios (Sintra) por Bruno Pedro Simões (Sean Riley & The Slowriders), já disponível nas principais plataformas online e nas lojas habituais. Entre agosto e novembro de 2015 atuam nos palcos da Festa do Avante, Cambra Fest, Arraial do Técnico, Popular Alvalade, Tokyo Bar, Bafo de Baco, entre outros. O concerto oficial de lançamento do EP ocorre no Centro Cultural Olga Cadaval, com sala quase esgotada. No decorrer de 2016 apresentam o seu disco nas Fnacs de Faro, AlgarveShopping, na Quina das Beatas, em Portalegre, no Club de Vila Real, nas Fnacs do NorteShopping, de Santa Catarina, do CascaisShopping e Oeiras Parque, no Meu Mercedes Bar, na Casa Independente, nas Fnacs do Leiria Shopping e Fórum Coimbra, entre outros. Em março desse mesmo ano vencem o XXI Festival de Música Moderna de Corroios e em maio a terceira edição do concurso EDP Live Bands. Dias 7 e 9 de julho atuaram, respetivamente, no Bilbao BBK Live no Palco Heineken do festival NOS Alive 2016. Dia 19 de agosto atuam também nas Festas de Corroios.

O primeiro LP dos Them Flying Monkeys, produzido por Carlos BB (Keep Razors Sharp) e gravado por Guilherme Gonçalves no decorrer de maio, no Black Sheep Studios, será editado pela Sony Music Portugal.

Partilhar