A grande mostra das artes cénicas, que na Festa ganhou nome próprio em 1986, ocupa nesta 40.ª edição um espaço nobre junto à nova entrada, na Quinta do Cabo.

No Avanteatro vão conviver, entre 2 e 4 de Setembro, o teatro em diferentes expressões, a música que também é para ver, o cinema documental – onde não representar é que é arte – e um também documental teatro, a ópera, a comédia, a reflexão com ligação mais directa à acção para pôr o poder a fazer avançar o Mundo e, em particular, este pedaço dele que é mais nosso, empurrado por Abril no caminho do futuro.

O teatro tem presença na Festa desde há 40 anos. Numa feliz coincidência, nos 40 anos da Festa também se completam 30 anos de Avanteatro. Em 1986, foram sete espectáculos de sete grupos, com sete vezes a casa cheia. Em 2016, num novo espaço e numa Festa ainda mais renovada, o Avanteatro propõe um programa, diversificado e interpelante, e espera o público de sempre, alargado a cada ano por muitos visitantes da Festa que fazem esta descoberta – uns e outros tradicionalmente fortes na presença e generosos no aplauso.

Além do palco, com boca-de-cena, bastidores e plateia, os cenários alargam-se ao bar e ao exterior do pavilhão. O Avanteatro vai estar de palcos abertos para um grande programa.

Partilhar