A Orquestra de Foles é um projecto musical da Associação GaitaAdeAFoles: uma formação composta por instrumentos tradicionais onde se incluem um punhado de gaitas e uma mão cheia de percussões.

Jogando com ritmos improváveis, arranjos arrojados e reportório diversificado, é um grupo capaz de, com um sopro, levar a gaitaAdeAfoles ao lugar de destaque que merece.

Na rua ou no palco, esta sinfonia de foles, ponteiros, roncos, peles e aros, promete o rigor de uma orquestra com a irreverência dos gaiteiros.

Continuando o percurso de outras bandas como Gaitafolia e Cornes, a Associação GaitaAdeAFoles lança mais um projecto para mostrar este instrumento e as suas potencialidades.

Desde a sua criação, a Escola da Associação tem cumprido o seu papel de ensino e divulgação da gaitaAdeAfoles, e tem vindo a formar uma nova geração de gaiteiros A conscientes da diversidade e riqueza do instrumento, conhecedores da sua história e abertos à inovação.

Surge então a necessidade de criar um ponto de encontro entre professores e alunos que foram passando pela escola, abrir espaço para a sua exploração criativa e estabelecer uma ponte com o público.

É desta forma que nasce e se projecta o futuro deste grupo, que gira essencialmente à volta da paixão pela gaita, juntando vivências musicais actuais e influências diversificadas, não esquecendo o reportório desde sempre associado a este instrumento com especial destaque para a sua ligação a Portugal.

A Orquestra de Foles inventa assim a sua identidade musical, integrando temas tradicionais e composições originais, técnicas antigas e arranjos contemporâneos.

Partilhar