Acompanhando as profundas alterações verificadas na edição deste ano da Festa do Avante! também há novidades ao nível dos acessos, transportes, parques de estacionamento e acampamento. Tudo para que a Festa seja cada vez melhor.

Os transportes públicos – autocarro, barco ou comboio – continuam a ser a melhor opção para ir e voltar da Festa do Avante!, através das carreiras regulares dos TST, Sul Fertagus, Transtejo ou Fertagus, havendo paragens junto às entradas da Festa.

Os utilizadores dos comboios da Fertagus (venham eles de Lisboa ou de Setúbal) têm a possibilidade de utilizar um serviço de autocarros gratuitos «vai-vem» entre a estação de Foros de Amora e a Quinta da Atalaia. Para tal, basta requerer o respectivo bilhete de ida e volta no quiosque da Festa instalado à saída da referida estação ou, antes, deslocando-se aos centros de trabalho do PCP de Lisboa e Setúbal.

Quem optar por se deslocar de automóvel e estacionar a sua viatura no parque público disponibilizado pela Fertagus, a cerca de 100 metros da estação (coordenadas GPS 38.623157 e – 9.130820), com policiamento adequado, poderá igualmente utilizar o referido serviço de vai vem. Os que insistam em utilizar viatura própria para ir e voltar da Festa há outro parque à disposição, o Parque Maria Pires, localizado junto à Escola Paulo da Gama, após a ponte da Fraternidade (coordenadas GPS 38.623724 e – 9.110882), a cerca de 300 metros da Festa.

Há muitos caminhos para chegar à Festa de automóvel. Para quem vem do Centro e do Norte, pelas pontes 25 Abril (via A1 e saída para o Seixal) ou Vasco de Gama (seguindo no sentido Barreiro/Montijo e a partir daí pela A33 até à saída para o Seixal ou pelo IC33 até ao seu cruzamento na A2 e saindo posteriormente para o Seixal). Junto às várias saídas, estarão placas indicativas do sentido a seguir até há Festa.

A deslocação em excursão organizada é uma opção cada vez mais utilizada pelos visitantes da Festa, bastando para isso contactar os centros de trabalho do PCP e proceder à respectiva inscrição. Após vários anos no mesmo local, o parque de excursões de autocarros, onde não é possível montar tendas, terá este ano uma nova localização – nas traseiras da superfície comercial Lidl.

Junto às duas entradas da Festa, na Quinta da Princesa e na Rua dos Operários, existem praças de táxi.

Uma Festa para todos

Também para as pessoas com deficiência há um serviço especial que lhes permite visitar a Festa, com percursos a partir de Lisboa, nomeadamente da Praça de Londres, Seixal e Almada (consultar a página da Festa na Internet). É ainda possível solicitar esse meio de transporte para as imediações da Festa. Todas as questões relacionadas com este serviço, desde o esclarecimento de dúvidas a marcações, poderão ser colocadas através de um número de contacto directo, que será em breve revelado, mas também dos contactos gerais da Festa. No interior do recinto, nas várias instalações sanitárias, existem instalações adaptadas regularmente limpas.

Este ano, no grande comício da Festa, haverá linguagem gestual e no novo Espaço Criança, a partir deste ano com nova localização, funcionará também um brinquedo adaptado para que todas as crianças aí possam conviver e brincar.

Durante a Festa há um posto de saúde (ver localização na planta publicada nas páginas 16 e 17) onde estarão médicos e enfermeiros para a prestação de primeiros socorros. Um dispositivo dos bombeiros estará em permanência no recinto durante os três dias. Nas redondezas há diversas farmácias (a informação estará disponível em diversos locais da Festa).

As bagageiras estarão localizadas junto às duas entradas da Festa e no centro do recinto funcionará um Posto de Informação e Perdidos e Achados. Para que os visitantes possam estar sempre contactáveis e, até, registar em fotografias os momentos mais especiais vividos na Festa há pontos de energia para carregamento de telemóveis em vários pontos do recinto. O serviço do Espaço Bebé – onde é possível trocar fraldas, aquecer biberões e ter acesso a água quente – estará este ano localizado nos espaços de Lisboa, Alentejo, Setúbal, espaço Criança e Porto.

Descansar com conforto e segurança

O acampamento exterior é a melhor opção para quem queira viver a Festa com toda a intensidade e, ao mesmo tempo, descansar com segurança e tranquilidade. Este acampamento ocasional, que funciona só para apoio à Festa do Avante!, possui vigilância adequada, um serviço de bar, casas de banho e duches com limpeza regular.

Não sendo possível fazer fogo, por evidentes razões de segurança, é autorizada a utilização de fogões tipo «campingás» em locais próprios para esse efeito, existindo também espaços para lavagem de loiça.

O acampamento abre às 10 horas de quinta-feira, 1 de Setembro, sendo possível este ano proceder a uma pré-inscrição, através da Internet ou do endereço de correio electrónico [email protected]. Os valores praticados serão de 7,5 euros por pessoa, 7,5 euros por tenda e 15 euros por auto-caravana, caravana e veículo equiparado, para todo o período de estadia. O regulamento será disponibilizado em breve na página da Festa do Avante! na Internet.

outras opções de alojamento nas proximidades da Festa, como hotéis.

Partilhar