“Levantei-me do Chão”  É uma colagem de textos de Carlos Marques a partir de Levantado do Chão de José Saramago e outros textos.

Inspirado pelas palavras de Rui Pina Coelho (Fall Collection); de José Gil (Portugal Hoje, O Medo de Existir); de Fernanda Cunha (A paisagem e as palavras que lá estão); de Pilar Del Rio aquando da sessão comemorativa dos 30 anos da obra; pelos filmes Network de Sidney Lumet e Asas do Desejo de Wim Wenders e Peter Handke; pela música de Gilberto Gil, Zeca, Zé Mário, Fausto, Sérgio Godinho… entre tantos outros.

Sinopse

Levantamos o pó dos tempos, levantamos um livro bem lá no alto, levantamos ainda cabeça e o corpo, e acima de tudo tentamos levantar-nos como comunidade. Um músico de hoje conta e canta as histórias do livro – Serão necessárias novas músicas de intervenção? – Numa conversa franca com o espectador vamos descobrindo a musicalidade nas palavras e nas ideias de Saramago. Aqui reflete-se sobre a democracia – que mundo queremos afinal? E tudo isto num concerto. Um solo de um contador de histórias carregado da memória afectiva da leitura e da importância dos conhecedores da obra do Nobel, ou um músico de canções avulsas oriundas das palavras de saramago e, ainda, um actor submerso num texto inédito e assumidamente fragmentado. Um espectáculo baseado no livro onde se diz – à laia de mito – que o autor descobriu o estilo saramaguiano de narrar.

Ficha técnica e artística

Criação, Dramaturgia, Composição Musical e Interpretação Carlos Marques Apoio à Criação Susana Cecílio Dispositivo Cénico Nuno Borda De Água Composição Musical João Bastos Vídeo Rodolfo Pimenta Designer Gráfica Susana Malhão Fotografica de Cena Município De Montemor-o-novo Produção na Criação Candela Varas Residência Artística Espaço do Tempo Produção Algures Colectivo de Criação Apoios Secretaria de Estado da Cultura – Direcção Geral das Artes; Município de Montemor-o-novo; Fundação José Saramago.