A JCP organiza novamente este ano o Comboio da Festa do Avante!, que assume ser uma forma «confortável, barata e cómoda de chegar à Festa». Além disso, promete, vir no comboio é «vir já em festa para a Festa».

Para os jovens visitantes da Festa oriundos do litoral norte e centro do País o comboio da Festa é a melhor opção de transporte, não só pelo preço, como também pelo conforto e sobretudo pela animação. Quem o garante é Vasco Marques, da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP, recomendando vivamente a experiência, que ele próprio viveu em anos anteriores.

Para além de um meio de transporte, o comboio da Festa é em si mesmo um factor de mobilização e de ânimo, afirma, valorizando os laços que se vão criando entre camaradas e amigos de diferentes regiões, muitos dos quais não se conhecem. «A Festa começa mais cedo» para quem viaja no comboio, realça o dirigente da JCP.

Depois de um período de interrupção, o comboio ressurgiu há uns anos, não tendo parado de crescer e de se afirmar. Em 2015, realça Vasco Marques, «veio mesmo muita gente». Em sua opinião, neste tipo de iniciativas a regularidade é um valor em si mesmo: «dá-lhe força e expressão», assume. Na edição deste ano do Comboio da Festa haverá surpresas, promete o membro da Comissão Política, garantindo que os repetentes «darão pela diferença».

O comboio parte de Braga na sexta-feira, 2 de Setembro, às 9h45, chegando aos Foros de Amora às 14h40, com paragens em Nine, Famalicão, Porto-Campanhã, Gaia, Ovar, Aveiro, Coimbra B, Pombal, Entroncamento e Santarém. Há ainda descontos nos comboios urbanos da CP Porto e nas linhas da Figueira da Foz e Covilhã (os preços, horários e descontos são divulgados em www.jcp.pt/comboio-da-festa-do-avante-2016).

Das restantes regiões sairão excursões organizadas pela JCP.

Acampamento incluído

Os passageiros do Comboio da Festa têm ainda um espaço reservado no Acampamento Exterior da Festa do Avante!, que para a JCP é a «solução ideal para quem quer aproveitar o melhor da Festa». O acampamento é um espaço «seguro e tranquilo, com melhores e renovadas condições, mesmo junto ao recinto» da Festa. O preço, este ano, é de 7,50 euros por pessoa e o mesmo por tenda, por toda a estadia.

Acampamento internacional

A JCP promove, entre 27 de Agosto e 4 de Setembro, um acampamento internacional sob o lema «Avante! Por um Mundo de Paz», em articulação com a Federação Mundial da Juventude Democrática. Não se tratando de uma iniciativa inserida na Festa do Avante!, este acampamento cruza-se com a Festa em diversos momentos, desde logo com a realização, às 14h30 de dia 4 de Setembro, na Cidade da Juventude, de um acto público em torno do 19.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (que se realiza no próximo ano em Sochi, na Rússia) e do movimento dos festivais. Os participantes no acampamento terão também a oportunidade de observar – e, se o entenderem, de participar – em alguns momentos da construção da Festa do Avante!, na sua fase derradeira.

Partilhar