Ao mesmo tempo que, no terreno, prossegue a exigente e exaltante construção dos pavilhões e espaços, em concorridas e produtivas jornadas de trabalho voluntário, em todo o País são muitos os que, com igual esforço e abnegação, divulgam e preparam a 40.ª edição da Festa do Avante! em múltiplas e diversificadas iniciativas junto a empresas, estações de transporte público, locais de convívio e praias. São, assim, muitos os militantes e simpatizantes do Partido e da JCP, e muitos outros amigos da Festa, que constroem e erguem esta edição, que pelo simbolismo do aniversário e pelo facto de ser a primeira vez que integra plenamente o novo terreno da Quinta do Cabo, terá de ser – e será, seguramente – inesquecível.

Esta dedicação, este empenho, esta forma ímpar de estar na vida e na luta que caracteriza o colectivo partidário comunista e os ao seu lado combatem continuará até à abertura da Festa, ao final da tarde de dia 2 de Setembro, e nos três dias de alegria, cultura e confiança que se seguem. Trabalho não falta e todos os contributos são necessários.

Jornadas de trabalho dão forma à Festa

A Festa do Avante! é uma iniciativa ímpar a nível nacional e é-o a todos os níveis: no ambiente fraterno que a caracteriza desde a primeira edição, em 1976; na programação cultural diversificada e multifacetada que sempre marca o seu cartaz; no destaque que dá em todas as edições ao debate, à ciência, ao desporto, à literatura, ao teatro, ao cinema; no que representa de solidariedade com a luta dos trabalhadores e dos povos pela soberania, o progresso e a paz, contra o imperialismo e a guerra; na sua íntima ligação com o projecto de democracia e socialismo do seu Partido Comunista Português.

Também a forma como a Festa do Avante! é construída e divulgada e como é assegurado o seu funcionamento não encontra paralelo em qualquer outra realização no País (e será preciso procurar muito para encontrar algo de parecido no mundo). Do primeiro tubo ao último retoque, é o trabalho dedicado de muitos milhares de militantes e amigos do Partido que torna possível tamanha realização. Este trabalho, duro como qualquer outro, é assumido com satisfação e realizado com alegria, pois é empolgante o objectivo que o motiva.

No último fim-de-semana, como noutros, vimos valas a dar lugar a estradas, pavilhões a nascer do que antes fora um monte de tubos de andaime, as placas de madeira a dar forma a paredes, verdadeiras obras de arte a servir de decoração dos vários espaços. E ouvimos os ruídos, muitos, dos martelos, dos carros, das serras, das chaves, das vozes de «comando»: «Sobe! Aperta! Prega!» – e dos risos, tantos risos… Para os construtores da Festa, a Festa já começou há muito e é feita de esforço, de empenho e de método, mas também de fortes laços de camaradagem e amizade, daqueles que se forjam no cumprimento conjunto de tarefas exigentes e tantas vezes emocionantes. E, claro, no são e fraterno convívio que sempre marca os fins-de-semana das jornadas de trabalho.

No dia 2 de Setembro ao final da tarde, os portões da 40.ª Festa abrir-se-ão para receber muitos milhares de pessoas, ávidas de ver e viver a Festa. Nessa altura, os rostos dos construtores transbordarão de emoção e alegria e de alguns olhos cairão lágrimas, daquelas que revelam satisfação pelo dever cumprido e um imenso orgulho em fazer parte de um colectivo generoso e combativo, capaz de realizar o que parecia impossível – hoje, a Festa do Avante!, num qualquer amanhã a sociedade sem exploradores nem explorados por que se bate o PCP e que tem na Festa uma pequena mas significativa amostra.

A Festa faz-se em todo o País

A construção da Festa do Avante! faz-se de muitas maneiras: na implantação dos pavilhões e dos espaços; na programação de debates e espectáculos; na preparação e concretização de exposições; na divulgação junto da comunicação social, local e regional; no preenchimento de turnos; na colocação de pendões e cartazes; na distribuição do Jornal dos Artistas e na venda da EP. É tudo isto que por estes dias mobiliza em todo o País milhares de militantes e amigos do Partido e da JCP. No dia 25 há uma venda especial do Avante! dedicada à Festa.

Principal prioridade assume a divulgação do cartaz cultural e a venda da EP, em múltiplas acções de rua junto a empresas, em estações de transporte público, nos centros das localidades, em festas populares e locais de convívio, nas praias. Tal como sucede na implantação, a dedicação do colectivo partidário é a fórmula para o êxito destas importantes tarefas, sem as quais a Festa não seria aquilo que é.

Partilhar