Os textos de Fernando Pessoa, Jorge Luis Borges, Julio Cortázar, Alessandro Baricco, Miguel Ángel Asturias i Haruki Murakami ganham vida numa leitura dramatizada pela mão de Projecte Margot.
Os inquietantes textos dos autores reflectem seis personagens enclausuradas em diferentes mundos que, de forma particular, mostram a estranha beleza da angústia. Temas como a solidão, a morte, o desejo de uma vida profunda, o arrependimento e o desespero são tratados neste eclético Cabaret, num contexto onírico onde o espectador poderá viajar pelos diversos mundos do imaginário do criador.
Desta forma, o escritor converte-se no personagem principal e nasce da união entre todos os textos. A obra decorre num café de Lisboa, da primeira metade do séc. XX, lugar que era previlegiado para os encontros e intercâmbios artísticos, políticos, filosóficos e sociais...lugar onde a imaginação e a liberdade de pensamento convergiam e criavam um mundo de ideias.
A cenografia minimalista e noctura e o espaço cénico reforçam a proximidade entre o público e as actrizes, com o objetivo de formarem parte nesta criação de um café onde as ideias fluem, os sonhos nascem e as revoluções ganham vida.
Deste modo, Projecte Margot oferece uma homenagem teatral aos grandes autores que formam o nosso imaginário e tenta recriar com empatia pela importância histórica, os cafés tertulianos onde à volta de uma mesa se reinventava o mundo!
"O espectáculo começa com música portuguesa. Lisboa, anos 30...saímos das nossas casas para vir ao café. Aqui reunem-se estudantes, poetas, pensadores e artistas e à volta de uma mesa, reinventa-se o mundo. Ouve-se a introdução do "Menino do Bairro Negro", cantado pelas actrizes...
...um escritor sentado à mesa de todos os dias, leva a cabo a sua tarefa diária: Escreve. Ele observa e pensa, pensa e escreve...às vezes, viaja pelo passado, sonha o futuro...viaja pelas suas ideas entre a realidade e a metafísica..."
TEXTOS POR ORDREM DE APARIÇÃO
La casa de Asterión, JORGE LUIS BORGES …………... Laura Huertas
Rayuela, JULIO CORTÁZAR …………………….……. Rocío Cabezas
Océano Mar, ALESSANDRO BARICCO …………….… Anna Tamayo
El señor presidente, MIGUEL ÁNGEL ASTURIAS ……. Begoña Moral
Tokio blues, HARUKI MURAKAMI ………………..... Lidia Casanovas
Tabaquería, FERNANDO PESSOA…....… Ana Sofia Rodrigues Peixoto
EQUIPA ARTÍSTICA
Rocío Cabezas Manzano
Lidia Casanovas Abancó
Laura Huertas Zurriaga
Laia Monforte
Begoña Moral
Ana Sofia Rodrigues Peixoto
Anna Tamayo Escalera
EQUIPA TÉCNICA
Luzes: Silvia Subirós
Som: Miguel Lopes
Fotografia: Elisa Lobaso 3