Esta orquestra faz parte do projeto de revitalização deste instrumento, também chamado Viola de Castelo Branco, dinamizado pela Fundação Inatel.

Há cerca de três anos a Viola Beiroa estava quase em vias de extinção. Havia alguns tocadores, como Alísio Saraiva ou Amadeu Magalhães, mas não havia uma estratégia para trazer este instrumento de volta ao meio musical de uma forma consistente.

Assim foi desenvolvida uma linha de investigação/acção, patrocinada pela Fundação Inatel tendo como formadores o Professor Doutor Miguel Carvalhinho e o Mestre tocador de viola senhor Alísio Saraiva. Os cursos começaram de imediato em Castelo Branco, atraindo formandos do concelho de Castelo Branco e da Covilhã. Logo que foi possível um nível aceitável formou-se a Orquestra Viola Beiroa sob o lema “Salvem a Viola Beiroa”. Surgiram entretanto publicações no “Youtube” e a Viola chegou à internet. Este “grito” foi também ouvido pela Câmara Municipal de Castelo Branco, que percebendo a importância da revitalização deste instrumento, associou-se de imediato a esta causa.

Como era necessário que a música da Beira Baixa fosse ouvida, tocada pela Viola Beiroa, nos rádios nacionais e divulgada pela população em geral, Miguel Carvalhinho gravou, tendo Custódio Castelo como produtor e Alísio Saraiva como músico convidado, o CD Viola Beiroa que já vendeu cerca de duas mil cópias e já passou na Antena 1 no programa Cantos da Casa de Armando Carvalhêda, na TSF e nas Rádios Locais.

Como forma de sistematizar o ensino deste instrumento, foi também editado o Método de Viola Beiroa com edição da Fundação Inatel.

A última parte deste projeto ainda está a decorrer. O curso de construção de Viola Beiroa já vai na segunda edição e, mais uma vez, com o patrocínio da Fundação Inatel. O construtor e formador Eduardo Loio veio dinamizar, na sede da recém- criada Associação Recreativa Cultural Viola Beiroa, um curso onde ensina a construir este instrumento.

O resultado mais estimulante é que, a maioria dos instrumentos da Orquestra Viola Beiroa, são construídos pelos músicos que os tocam.