Texto: Ana Cristina Pereira

Encenação, cenografia e figurinos: Luisa Pinto

Interpretação: Margarida Carvalho

 

“Onde o Frio se Demora” fala sobre violência de género, rutura, solidão e incapacidade para amar, num país marcado pela recessão e pelo envelhecimento. O texto resulta de conversas longas e sem filtros tidas com três pessoas residentes na Área Metropolitana do Porto. e a repórter jornalista do Publico Ana Cristina Pereira.

Esta criação conta com a interpretação de Margarida Carvalho,  do Guitarrista Peixe (Ornatos Violeta e Pluto).

 Três vozes de um país progressista e conservador, moderno e obsoleto, tranquilo e violento, em qualquer caso, desigual.

É uma proposta de teatro-documental. Uma brecha para um mundo feminino de desencontro, de desamor, de violência na intimidade – umas vezes evidente, outra subtil. O interlocutor original desaparece. O espectador assume o seu lugar, faz as vezes de parceiro mudo.

 Há a vítima de violência desde o namoro, que se liberta para libertar os filhos, energética, atarefada, refeita, mas incapaz ainda de dormir às escuras. Há a mulher independente, sensual, mas insegura, que não consegue ter uma relação duradoura, atormentada que é pelo eterno conflito parental, os sucessivos fracassos amorosos, o aprisionamento/desafio a estereótipos de género. Há a idosa solitária, com um diagnóstico de Alzheimer, que não sabe do homem com quem manteve uma relação clandestina quase 40 anos, nem tem meios de saber, e ora pede mais vida, ora chama a morte

Nota da Encenadora: Entendo que esta reflexão é urgente, conduzindo a uma participação ativa da sociedade em promover a qualidade de vida e cidadania. Por essa razão torna-se fundamental, neste projeto, promover a ligação entre a arte e sociedade, através de debates pós espetáculo  com especialistas da área sempre que possível. 

Musica original e interpretação ao vivo: Peixe

Desenho de luz: Bruno Santos

Fotografia vídeo: Paulo Pimenta

Assistente de produção: Claudia Pinto

Produção: Narrativensaio – AC

Classificação etária: Maiores de 16 anos

Duração do espetáculo – 60 minutos

Partilhar