Nos 40 anos da Festa do Avante! e com a aquisição da Quinta do Cabo, também o Desporto ganha mais espaço, com uma programação especial e diversificada, como já nos habituaram, que vai proporcionar momentos de grande emoção, mas também de convívio e amizade.

Aqui não existem segredos, mas sim uma parceria que, de ano para ano, cresce e se fortalece mais e mais, tornando-se inquebrável e um exemplo do que de melhor e mais bonito se faz no País e no mundo. Nela estão envolvidas mais de 300 colectividades e associações desportivas que trabalham, lado a lado, com a Comissão Nacional de Desporto da Festa.

Este ano são esperados mais de 15 mil atletas, que vão participar em 32 provas desportivas e exibições. Ao mesmo tempo, são cada vez mais os visitantes que não se limitam apenas a assistir, aceitando o convite que lhes é dirigido para participar nas várias modalidades presentes, como acontece nos desportos radicais, com o slide e a parede de escalar, mas também, entre muitas outras, no boxe, nos matraquilhos, nos saraus de ginástica e de artes marciais, nos jogos tradicionais, nas danças de salão.

No domingo, têm lugar a Corrida e a Caminhada da Festa, provas que tem registado, todos os anos, milhares de inscrições, ultrapassando todas as expectativas. Este é, portanto, mais um «palco» do Avante!, que acolherá grandes espectáculos, para todos os gostos, onde a competição não tem lugar, antes a alegria e a camaradagem.

Afirmar o Desporto e os seus valores

Este ano a Festa fica indelevelmente marcada pela incorporação no seu espaço da Quinta do Cabo. Esta aquisição permitiu que a «área do desporto seja alargada», com «mais espaço» para os jogos tradicionais, xadrez, matraquilhos, parede de escalada e boxe, informou Brázio Romeiro, da Comissão Nacional de Desporto da Festa do Avante!, adiantando, no entanto, que a programação desportiva será «muito semelhante ao ano passado».

Artes Marciais

Na sexta-feira, por exemplo, tem lugar uma Gala de Artes Marciais, que este ano conta com a presença do Mestre Guo Hao e o seu aprendiz Guo Zhonhau, da China, que farão demonstrações de Ba Gua Zhang, um dos estilos internos do Kung Fu chinês, e de Tai Chi Chuan, uma forma de meditação em movimento.

Pedro Barata, da Comissão Nacional de Desporto, lembra que «não é todos os dias» que uma pessoa com aqueles conhecimentos vem a Portugal.

O professor de educação física e técnico superior na Câmara do Seixal avançou ainda com a informação de que este ano a Gala de Artes Marciais vai ficar mais completa com a introdução da Capoeira, modalidade que «vai trazer mais cor, ritmo, música e movimento» ao espaço. Os espectadores poderão ainda ver Kendo, Krav Maga, Muay Thai, Aikido, Judo, Kajukenbo, Jiu Jitsu, Karaté e Taekwondo.

A Gala vai encerrar este ano com o Jogo do Pau Português, conhecido por «Esgrima Lusitana», uma arte marcial genuinamente portuguesa.

Boxe

Também o Boxe merece um local privilegiado na Festa do Avante!. O Mestre Miguel Godinho, do Ginásio Clube de Corroios e ex-campeão da Europa, destacou que o ringue que ali estará instalado, com duas bancadas, «é um grande palco de apresentação do boxe», um «desporto popular, praticado em todo o mundo». «Apesar de não serem combates profissionais, conseguimos atrair muita gente», destacou, referindo que, curiosamente, «são as mulheres as mais interessadas em praticar» esta modalidade.

Futsal

No domingo, à tarde, destacou Paulo Júnior, da Comissão Nacional de Desporto da Festa, o Polidesportivo da Festa acolhe a final do Torneio de Empresas de Futsal, entre a Solven, de Oeiras, e a Carlimp, de Fernão Ferro. Em femininos vão defrontar-se as atletas do Clube Desportivo e Recreativo (CDR) do Fogueteiro e do Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo da Quinta da Princesa.

«Os árbitros, alguns deles ligados à Academia de Arbitragem da Margem Sul, vêm gratuitamente à Festa do Avante!», valorizou.

Patinagem

À noite, no mesmo dia, tem lugar Patinagem Artística, uma modalidade de rara beleza que acompanha a forma de patinar com a expressão cultural e o acompanhamento musical. O espectáculo é proporcionado pelo Clube de Pessoal da Siderurgia Nacional, pela Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhos Vedrense e pelo Grupo Desportivo Fabril.

Hóquei

Antes, o escalão de benjamins da Criar-T/Seixal traz ao Polidesportivo uma demonstração de Hóquei em Patins. «Fomos sempre muito bem recebidos na Festa do Avante!, uma montra extraordinária de promoção deste desporto», afiançou Renito, responsável pela modalidade.

Modalidades

Durante os três dias decorrerão ainda torneios e exibições de, entre outras modalidades, voleibol, andebol, aeróbica,basquetebol, desporto adaptado, yoga, boccia, xadrez,malha tradicional em terra batida, malha corrida,chinquilho de malha pequena e malha grande, jogos tradicionais portugueses, para além do festival gímníco, das danças de salão, do zumba e do hip-hop.

Desportos radicais e Matraquilhos

Na Festa, cada vez mais pessoas praticam os desportos radicais proporcionados aos visitantes: Slide e Parede de Escalada.

Luís Ribeiro, da Associação de Paraquedistas do Seixal e Almada, assegurou que, ali, o Slide é, talvez, o mais seguro do País, uma vez que «trabalhamos com dois cabos», ao contrário de outros. «Para nós a segurança está sempre em primeiro lugar», frisou, apelando à participação de todos naquela actividade. «É bom enfrentar o medo porque no futuro podemos ultrapassar obstáculos», acentuou Luís Ribeiro.

Vítor Fonseca, da Comissão Nacional de Desporto da Festa, destacou, por seu lado, o facto de «estar quase tudo eléctrico», o que diminui os tempos de espera, possibilitando que, no ano passado, 589 pessoas pudessem usufruir de sensações únicas.

Nova localização

Vítor Fonseca é também Seleccionador Nacional de Matraquilhos, uma modalidade que, em 2015, chegou a reunir cinco mil pessoas na Festa do Avante!. «Na sexta-feira, 2, à noite, vamos ter demonstrações com atletas de renome: dois ex-campeões do mundo portugueses», informou, orgulhoso. Àquele espaço, este ano com uma nova localização, mais privilegiada, está ainda prevista a participação de um campeão da Europa e os campeões nacionais masculinos e femininos da modalidade.

Depois, acrescentou, «vamos ter, no domingo, três torneios: de juniores, feminino e aberto a todos».

Corrida e Caminhada da Festa

Também o atletismo vai ter o seu momento alto com a Corrida da Festa que terá lugar no dia 4 de Setembro. A prova, com início às 9h30 e uma distência de 10,2 quilómetros, parte da Marginal de Amora em direcção ao Seixal, voltando pelo mesmo percurso até ao Avante!. Nela podem participar atletas de ambos os sexos, representantes de clubes federados ou não, ou atletas individuais.

As inscrições são gratuitas e deverão ser efectuadas até 31 de Agosto. Mais informações através do email [email protected]

Caminhada

No domingo, de manhã, tem ainda lugar a Caminhada da Festa, num percurso de seis quilómetros, através da qual se pretende aproveitar a beleza natural da Baía do Seixal e participar em espírito festivo da Festa do Avante!. Será uma iniciativa de convívio sem qualquer intuito competitivo. No final serão atribuídas lembranças de participação e um bilhete de acesso à Festa.

«Observámos que havia muitas pessoas que queriam participar na Corrida, mas não estavam preparadas fisicamente. Neste sentido, introduzimos a Caminhada, que foi um êxito», valorizou Brázio Romeiro.

No ano passado participaram 1060 pessoas na Caminhada e 2700 na Corrida da Festa.

«Desporto em confraternização  na Festa do Avante!»

Sob o lema «Desporto em confraternização na Festa do Avante!», no dia 4 de Setembro, às 12h30, no Restaurante de Santarém, tem lugar um almoço de convívio, com atletas, técnicos e autarcas, que pretende ser um momento de encontro, convívio e troca de ideias.04

Partilhar