Com espírito de festa, este grupo formado por quatro raparigas oriundas de vários sítios do país, tem como objectivo pôr as pessoas a dançar com a mesma espontaneidade de outros tempos em que os bailes no terreiro eram a única forma de divertimento das aldeias do Planalto mirandês onde velhos e novos, ricos e pobres, bailadores natos e mesmo os que não sabiam dançar, se encontravam em rodas gigantes e paralelas intermináveis de gente sorridente e saltitante. Cada um dançava como sabia.

Surgiram assim as “Las Çarandas” um grupo tradicional ou nem por isso, tocam repertório mirandês e não só, temas de uns, de outros, de todos e criações delas também. Porque o objectivo é pôr toda a gente a dançar, o ensino das danças mais bailadas em terras de Miranda está assegurado mas sempre com espaço para inventar, pois é disto que se fazem os bailiricos, de trocas,baldrocas , de voltas, agarrados, desagarrados, sempre ao som da gaita de foles, da caixa e do bombo.


Em Março de 2016, com a estreia do seu primeiro álbum,“Hai que beilar ! ” o grupo Las Çarandas reforçou o trabalho feito durante os 6 anos de existência inspirando-se no baile e nas sonoridades de Terras de Miranda.

Partilhar