Ficção, 2016, Turquia, 100′

O filme “Journey” centra-se em Mehmet, o filho mais novo de uma família conservadora. Mehmet trabalha na pastelaria do seu pai, que é reacionário e repressivo. A vida de Mehmet toma forma no âmbito das actividades do seu ambiente jihadista.

Conflitos internos de Mehmet com os valores de um ambiente como este, falso e repressivo, tornam-se mais perigosos com os seus sentimentos românticos para Firdevs, uma rapariga que trabalha num farmácia na vizinhança. Durante o resto da história, testemunhamos a resistência de Mehmet pela “humanidade”, tentando moldar a sua vida de acordo com seus valores e resolver seus conflitos através de maneiras diferentes.

A história de Mehmet revela como uma rede religiosa organizada ao nosso lado se tornou uma rede mundial de “terror jihadista“. Ele revela como esta máquina de terror é alimentado pelo teias do reacionarismo religioso e como entra em conflito com a nossa “humanidade”.