O Grupo de Cantares Modalentejo nasceu da iniciativa conjunta de Marília Silva e de seu marido Humberto Baião, ambos naturais de Amieira, Alto Alentejo. Este casal cantou e colaborou com vários grupos de cante, entre eles “Os Diversos do Alentejo” sediado em Casal do Marco, Seixal, do qual ainda hoje fazem parte.

Humberto Baião pertenceu também ao “Grupo Coral 1o de Maio, do Bairro Alentejano” e Marília Silva ao Grupo Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia. Os dotes musicais e poéticos de Marília Silva, e o insaciável desejo de exteriorizar o que lhe vai na alma, fazem dela, uma cantante quase profissional.

O desejo de se manter constantemente activa no cante, incentivou-a a procurar nas vizinhas e amigas, as parceiras, que pudessem contribuir para realizar o sonho de formar um grupo, que fosse totalmente feminino. Foi assim que iniciaram os ensaios em fins de 2010, e a sua primeira apresentação pública teve lugar na sua terra natal (Amieira), em 19 de Junho de 2011.

Desde essa data o Grupo de Cantares Modalentejo, o único grupo de cante alentejano feminino do concelho de Palmela, tem-se apresentando palco em diversos locais nos distritos de Lisboa, Setúbal e Alentejo, contando já com mais de 60 actuações.

Partilhar