Ver no Mapa

Sala de visitas da Festa

É aí que terão lugar, uma vez mais, dezenas de importantes debates sobre temas da actualidade política nacional e internacional e as grandes exposições.

Este ano serão quatro, dedicadas ao actual momento político do País, à precariedade, às 40 edições da Festa do Avante! e à máscara ibérica.

Na primeira, afirma-se a luta dos trabalhadores e das populações como indispensável para defender, repor e conquistar direitos e valoriza-se o papel indispensável e insubstituível do PCP para as soluções dos problemas nacionais, patentes na política patriótica e de esquerda que propõe. O reforço do Partido em todos os planos assume uma importância acrescida no ano em que se realiza o seu XX Congresso.

Os 40 anos de política de direita (onde se incluem os 30 anos de adesão à CEE/UE) e as suas consequências políticas, económicas, sociais e de perda de soberania nacional serão alvo de um tratamento destacado. O momento político aberto pelas eleições de 4 de Outubro de 2015 e o papel do PCP para defender, repor e conquistar direitos será também sublinhado, dando-se o devido destaque ao que foi alcançado.

Na exposição será ainda dado o devido destaque à necessidade de ir mais longe na recuperação e materialização da justiça social, na valorização do trabalho e dos trabalhadores, dos direitos universais à saúde, educação, segurança social e cultura, no ataque ao desemprego, à precariedade, aos baixos salários, às reformas de miséria e à pobreza.

A mostra termina com uma referência ao XX Congresso, que, inserindo-se na acção geral do Partido, contribuirá seguramente para reforçar a unidade e luta dos trabalhadores e de outras camadas e classe não-monopolistas, para fortalecer a organização e intervenção do Partido, a afirmação do seu ideal e projecto: a ruptura com a política de direita, a construção de uma política patriótica e de esquerda, a democracia avançada, o socialismo e o comunismo.

Não à precariedade

Uma outra exposição denuncia a precariedade existente em muitas empresas e locais de trabalho do País, as suas consequências e objectivos, as propostas do PCP, a luta dos trabalhadores e os seus resultados. Ela insere-se na campanha que o Partido tem em curso, intitulada «Mais direitos, mais futuro. Não à precariedade!», cuja primeira fase terminou em finais de Junho. Só nos primeiros meses do ano, realizaram-se mais de mil iniciativas do PCP relacionadas com esta campanha, entre acções e contactos junto de empresas, tribunas públicas, comícios e debates.
O PCP, que se bate pela concretização do desígnio legal de que a um posto de trabalho permanente deve corresponder um vínculo efectivo, apresenta nesta exposição um conjunto de medidas urgentes com vista a combater a precariedade nos sectores público e privado: fim da utilização dos «Contratos de Emprego-Inserção», «Contratos de Emprego-Inserção +» e estágios profissionais para o suprimento de necessidades permanentes; erradicação dos falsos «recibos verdes»; combate a todas as formas de trabalho não declarado e de contratação ilegal, às várias formas de tráfico de mão-de-obra, às práticas de intermediação das relações laborais, e à contratação a termo e a tempo parcial.

Extraordinária realização

Em destaque estará, também, uma exposição sobre as 40 festas do Avante!, projectando para o futuro a valorização desta grande realização, da qual disse Álvaro Cunhal, na primeira edição, ser a «maior, a mais extraordinária, a mais entusiástica, a mais fraternal e humana jamais realizada no nosso País».

O mesmo Álvaro Cunhal afirmou no ano seguinte ser a Festa do Avante!, «festa dos comunistas portugueses, festa do PCP, pelo que é, pelo que expressa, pelo que afirma, pelo que comunica, pelo que propõe, é também a festa dos trabalhadores, a festa do povo, a festa de Portugal de Abril e das suas grandes conquistas e realizações democráticas». Estas duas frases estarão em grande evidencia nos painéis que explicam porque é esta a Festa do Portugal de Abril, da Cultura, da Juventude, do Trabalho, dos Valores de Abril, do Desporto, das Músicas, da Solidariedade.

Como não podia deixar de ser, é ainda destacada a aquisição da Quinta do Cabo, recebida com entusiasmo pelos militantes e amigos do PCP e da JCP, muitos democratas e patriotas e amigos do Partido e da Festa.

No Espaço Central será ainda possível tomar contacto com o Avante, adquirir uma recordação na loja da Festa, tomar uma bebida ou simplesmente conviver na esplanada do Café da Amizade. É aí, também, que é possível esclarecer dúvidas, conversar e, por que não?, tornar-se militante do Partido, no local que tem precisamente o nome… «Adere ao PCP».

No Espaço Central estão ainda o Cineavante! e o Espaço das Artes Plásticas.

Partilhar