Na Festa há lugar para todos e todos nela se sentem bem. A começar, porventura, pelas crianças, a quem é dedicado um lugar próprio e muito especial.

A Festa do Avante! foi sempre um espaço inter-geracional de características únicas. Impossível, nela, é não encontrar motivos de interesse, seja qual for o estrato etário, vá-se em grupo de amigos ou família: pela diversidade e riqueza da oferta cultural, pelo atmosfera festiva, pelo saudável convívio e camaradagem.

Ora acontece que este ano, em que tanto de novo há para descobrir e fruir na Atalaia, agora com o seu perímetro alargado pela Quinta do Cabo, também o «Espaço Criança» está recheado de novidades.

A começar, desde logo, pela sua localização, mesmo por cima do «Polidesportivo», beneficiando de uma aprazível vista e da generosa e fresca sombra da faixa de árvores existente naquela área.

Diferenciador vai ser também o tipo de equipamentos que farão a alegria da pequenada, todos novos e que têm como traço comum o facto de terem sido concebidos para serem inclusivos, ou seja, acessíveis a todas as crianças.

O programa do «Espaço Criança» será preenchido com um leque muito variado de actividades, com destaque, entre outras, para a «Hora do Conto», o Yoga para crianças, atelier de barro, atelier de marcadores de livros de papel, atelier de moinhos de vento, atelier de fantoches de dedo (dedoches), o «Girassol gigante» (jornal de parede onde cada criança pode dar largas à imaginação) e o «Deixa a tua marca» (pintura em parede). Fortemente concorridas serão também seguramente as actividades a desenvolver no insuflável, os jogos tradicionais, a gincana e os jogos com água.

Sobre o «Espaço Criança», da responsabilidade dos Pioneiros de Portugal, importa ainda referir que este ano haverá bebidas variadas e gelados – muitos -, e de muitos e deliciosos sabores…

Não se pense, porém, que é só neste espaço vocacionado para elas e a elas dedicado que as crianças encontram razões para a brincadeira e para se sentirem bem e felizes. A verdade é que em várias outros espaços e programações da Festa – e esta é outra grande novidade – estão previstas iniciativas específicas dirigidas às crianças, designadamente no «Avanteatro», na Feira do Livro, no Espaço Ciência e no CineAvante!, onde, por exemplo, haverá sessões para crianças a partir dos três anos. Razões não faltam, pois, para os pais estarem atentos à programação destes espaços e optarem por aquela que lhes parecer a melhor opção.

Resta ainda dizer que por toda a Festa, em diferentes organizações regionais, estará disponível um «Espaço Bebé» onde o visitante encontrará um conjunto de serviços, como, por exemplo, micro-ondas e fraldário.

Sendo cada vez mais também uma festa para as crianças, este ano, como se vê, há renovados ingredientes para nos dias 2, 3 e 4 de Setembro marcar encontro na Festa do Avante!

Partilhar