Às crianças é dedicado um lugar próprio e muito especial na Festa do Avante! – onde há lugar para todos e todos se sentem bem, em grupo ou em família.

Com uma nova localização e mais alargada, o Espaço Criança beneficiará de novos equipamentos inclusivos, além de uma programação cheia de actividades: a “Hora do conto“, Yoga para crianças, um leque diversificado de ateliersbarro, marcadores de livros de papel, moinhos de vento, fantoches de dedo (dedoches) -, o «Girassol gigante» (jornal de parede onde cada criança pode dar largas à imaginação) e o «Deixa a tua marca» (pintura em parede), a que se somam  as brincadeiras no insuflável, os jogos tradicionais, a gincana e os jogos com água, actividades que podem ser intercaladas por bebidas refrescantes e gelados, no  mesmo espaço. Não muito longe deste espaço encontrarão uma novidade: a Roda gigante!

A programação dedicada às crianças prolonga-se a outros espaços da Festa, como na Feira do Livro, no Espaço Ciência – com a participação do Centro de Ciência Viva de Constância e do Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico –, e nas exibições de teatro, cinema e desporto.

No Avanteatro,  “D. Afonso Henriques 3 em 1” pelos Output Teatral de Lisboa (Sábado, às 11h00) e o teatro de marionetas e luz negra “A cerejeira da Lua” pelos Lua Cheia – teatro para todos (Domingo, às 11h00).

No CineAvante  e em colaboração com a Monstra – Festival de Animação de Lisboa as manhãs são dedicadas à animação. No domingo, a “Monstrinha” na sessão infantil para crianças dos 3 aos 6 anos  poderão ver «Poder Minúsculo» dos EUA, «Professor Balthazar – Vida de Desportista» da Croácia, «Senhor Jaime» de Portugal, «Joaninha» da Rússia, «Capitão Peixe» de França, «Uma pequena senhora gorda» da Alemanha, «Quando as maçãs rebolam» da Letónia, «Olá Amigo» dos EUA, «O Hipopótamo e o Sumo» da Rússia, «Doce Casulo» de França, «Hóspede Perfeito» dos EUA, «Um, Dois, Árvore» de França e «Alfabeto Divertido» da Letónia. No Sábado, dirigida a maiores de 12 anos, haverá uma uma sessão de “A Monstra à Solta”  com filmes em competição no Festival Monstra e Homenagem aos 25 anos das produtoras “Animais” e “Animanostra” com as obras nacionais: «Acreditava do Nada», «Amélia & Duarte», «Do Céu e da Terra», «Estilhaços», «Fado do Homem Crescido» e «Fuligem». Programação completa

No espaço do Desporto, para lá de outras demonstrações de diversas idades e convites à participação, destaca-se, para os mais pequenos, a programação de Domingo: 15h00, Final do Torneio Avante! Jovem – Benjamins – 1o de Maio Futebol Clube Sarilhense – Ginásio Clube de Corroios; 16h00, Final do Torneio Avante! Jovem – Traquinas – Clube Associação Desportiva Cinza Fénix – CDR Fogueteiro; 17h00, Final do Torneio Avante! Jovem – Petizes – Sporting Clube de Portugal – Associação Juvenil Frassati; 20h00, Hóquei em Patins – Benjamins – Grupo Desportivo Criar-T Seixal Hóquei – Grupo Desportivo Fabril. Programação completa

A Festa do Avante! contará ainda com 5 Espaços Bebé, em diferentes zonas (Lisboa, Alentejo, Setúbal, Espaço Criança e Porto), um espaço de apoio para os visitantes mais pequenos, com fraldários e micro-ondas, bem como locais mais sossegados para a amamentação e ainda um Posto de saúde para qualquer apoio necessário aos visitantes da Festa. Em diversos restaurantes há sopa e fruta disponível e uma zona de parque de merendas.

Para os menores de 14 anos acompanhados por um titular de Entrada Permanente, a entrada é gratuita, podendo ser  levantada, também gratuitamente, uma pulseira de identificação.

É cada vez mais fácil ir e voltar da Festa do Avante! e aproveitá-la ao máximo. Os transportes públicos (barco, autocarro, comboio) são muitos e frequentes e têm horários alargados nos três dias da Festa, há vários e amplos parques de estacionamento, um acampamento seguro e aprazível, nos arredores do recinto da Festa, bem como um serviço de bagageira. Como chegar à Festa

Num ano especial, em que a Festa realiza a sua 40ª edição e em que pela primeira vez se alarga à Quinta do Cabo, haverá ainda melhores condições para todos os visitantes usufruírem de três dias de intervenção, cultura e diversão, em família, acompanhados de carrinhos de bebés, ou com mobilidade reduzida.